Rafael Brito defende aulas obrigatórias de prevenção à violência nas escolas
Deputado reforça que a escola é uma das principais ferramentas de proteção da infância e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
O deputado federal Rafael Brito destacou a importância da aprovação do projeto que torna obrigatórias ações de prevenção à violência intrafamiliar e ao abuso sexual contra crianças e adolescentes nas escolas de Alagoas. Defensor da educação como instrumento de transformação social, o parlamentar reforçou que o ambiente escolar precisa estar cada vez mais preparado para acolher, orientar e identificar sinais de violência, fortalecendo a proteção da infância e da adolescência dentro e fora da sala de aula.
Para Rafael Brito, a escola exerce um papel fundamental não apenas no processo de aprendizagem, mas também na construção de uma rede de proteção social capaz de prevenir situações de violência e garantir mais segurança para crianças e adolescentes.
“Quando fortalecemos a escola, fortalecemos também a proteção das nossas crianças. Muitas vezes, é dentro da sala de aula que os primeiros sinais de violência aparecem, e é fundamental que professores e profissionais estejam preparados para perceber, acolher e agir de forma responsável”, afirmou.
O parlamentar também tem defendido iniciativas voltadas à promoção do respeito e da convivência saudável no ambiente escolar, como o projeto de combate à misoginia nas escolas, que busca ampliar ações educativas sobre igualdade, respeito às mulheres e enfrentamento à violência de gênero.
Para Rafael Brito, discutir temas como violência doméstica, abuso sexual, misoginia e respeito dentro das instituições de ensino é uma forma concreta de prevenir futuros ciclos de violência e formar cidadãos mais conscientes.
“A educação é uma das ferramentas mais poderosas de transformação social. Prevenir também é educar. Quando a escola ensina respeito, proteção e cidadania, ela ajuda a salvar vidas e a construir uma sociedade mais justa”, ressaltou.
O deputado segue defendendo políticas públicas que ampliem o papel social da educação e fortaleçam as escolas como espaços de prevenção, acolhimento e transformação social em Alagoas.
Últimas notícias
Governo sanciona lei que permite reduzir tributos sobre combustíveis
Polícia Civil mobiliza servidores para eleições e amplia treinamento com drones
Luciano exalta Paulo por duplicações e diz que obras fortalecem Arapiraca
CEPRAM julgará auto contra Braskem por deslocamento do solo e risco de sumidouros
Renato Filho promete combater bets no Congresso e alerta para impacto nas famílias
MPAL visita o Rei Pelé para averiguar obras e condições de funcionamento
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
