Nova contagem de votos da eleição 2022 acontece hoje no TRE; saiba o que muda
A expectativa é que Nivaldo Albuquerque assuma a vaga do deputado petista após decisão do TSE
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) realiza, às 16h desta quarta-feira (13), o reprocessamento dos votos das eleições de 2022 para a Câmara dos Deputados. O procedimento é o passo definitivo para determinar quem assume de fato a vaga do deputado Paulão (PT).
A medida cumpre determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ocorre após a anulação dos votos de João Catunda (PP), então candidato em 2022, condenado por abuso de poder econômico.
A mudança não ocorre por uma irregularidade direta de Paulão, mas sim por uma alteração no cálculo do quociente eleitoral. Com a exclusão oficial dos votos obtidos por João Catunda em 2022, o Tribunal precisa recalcular a distribuição das vagas entre os partidos e federações.
O novo cálculo indica que a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) perde o direito à última vaga que ocupa atualmente. Pelos cálculos prévios, a cadeira deve ser transferida para o partido Republicanos, sendo ocupada por Nivaldo Albuquerque.
O reprocessamento será conduzido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-AL e acompanhado de perto por advogados das partes e órgãos de fiscalização.
Após a retotalização, o resultado oficial será publicado. Embora o sistema aponte a troca de nomes, a defesa de Paulão ainda pode buscar medidas judiciais junto ao TSE para tentar manter o mandato até o esgotamento de todos os recursos. Caso não haja liminar favorável, a Justiça Eleitoral deve comunicar a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados para proceder com a troca dos parlamentares.
Últimas notícias
São Sebastião qualifica 230 pessoas e amplia oportunidades de emprego
Datafolha: Lula tem 48% e Flávio Bolsonaro, 43%, no 2º turno
Caminhão derruba poste e interdita trecho da AL-215 em Boca da Mata
Arapiraquense Ítallo França compõe faixa do novo álbum de Anitta
Carrinho de cachorro-quente é furtado no Parque Centenário, em Maceió
Suspeito baleado em troca de tiros com policiais tem morte confirmada pelo IML
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
