Surto: CDC da África confirma 395 casos de ebola e 106 mortes
Região entre a República do Congo e Uganda enfrenta surto de uma cepa rara de ebola, a Bundibugyo ebolavirus. Números podem ser maiores
O CDC da África, principal órgão de saúde do continente, confirmou, na noite desta segunda (18/5), 395 casos de ebola e 106 mortes no surto que acontece entre a República do Congo e Uganda. O número real pode ser ainda maior, já que há dificuldade de controle e medidas de proteção, além de mortes que acontecem fora dos sistemas de saúde oficiais.
O órgão decretou o surto como Emergência de Saúde Pública de Segurança Continental — o objetivo é mobilizar instituições e recursos para agir o mais rápido possível.
Surto de ebola
O surto acontece em uma área entre a República do Congo e Uganda, onde as populações são interligadas e viajam bastante.
A região é considerada complexa, pois o sistema de saúde é frágil e a adoção de medidas para evitar a transmissão do vírus é complicada.
O surto é causado pela cepa Bundibugyo ebolavirus, considerada rara. Não há tratamento e nem vacina disponíveis para lidar com os pacientes.
O ebola é uma doença muito letal, com 30% a 40% de risco de óbito, e é transmitida pelo contato com secreções de pessoas infectadas.
“A confirmação do vírus ebola Bundibugyo em países interligados nos lembra, mais uma vez, que a segurança sanitária da África é indivisível. Devemos agir cedo, agir em conjunto e agir com base na ciência”, alertou o diretor-geral do CDC africano, Jean Kaseya.
Ele lembra que o surto acontece em uma parte da África considerada de extrema complexidade, pois é marcada pela insegurança, sistema de saúde frágil, movimentação de população e possibilidade limitada de adoção de medidas contra o vírus ebola.
Últimas notícias
Bebê com doença rara conhece o mar pela primeira vez em Fortaleza
Homem é preso em Joaquim Gomes durante cumprimento de mandado na zona rural
Mendonça libera para plenário do STF caso de mensagens entre Moraes e Vorcaro
Renan Filho reúne mais de 7 mil pessoas em caminhada no Benedito Bentes
Internet recupera e viraliza elogio de Sikêra Júnior a Francisco Sales
Fabio Costa e Leonardo Dias inauguram comitê em Maceió com adesivaço
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
