Ilumina realiza ação emergencial do Projeto Poste Limpo após incêndio em fiação na Av. Fernandes Lima
A Ilumina destacou as equipes que atuavam dentro do cronograma planejado pela pasta para realizar a operação emergencial de remoção residual e reordenamento do cabeamento aéreo
A Autarquia de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina) realiza na manhã desta terça-feira (19) uma operação emergencial do Projeto Poste Limpo na Avenida Fernandes Lima, uma das principais vias da capital alagoana. A ação foi necessária após um incêndio atingir um poste e a fiação da região, comprometendo parte da rede de telecomunicações instalada no local.
Apesar de os serviços de telefonia e internet já terem sido restabelecidos pelas operadoras de telecomunicações, materiais danificados e inutilizáveis foram deixados espalhados na via, causando poluição visual e riscos à segurança da população. Parte da nova rede também foi instalada sem proteção adequada.
A Ilumina destacou as equipes que atuavam dentro do cronograma planejado pela pasta para realizar a operação emergencial de remoção residual e reordenamento do cabeamento aéreo. A operação contempla um trecho de aproximadamente 400 metros da via, com atuação em sete vãos entre postes. Ao todo, quatro equipes técnicas trabalham simultaneamente na parte aérea da rede, contando ainda com o apoio estratégico de uma equipe de solo para suporte operacional e recolhimento adequado do material retirado. Os serviços deverão ser concluídos ainda nesta terça-feira.O diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg de Melo, destacou a operação e o foco na fiscalização: "A Ilumina está realizando este trabalho emergencial após o incidente ocorrido em uma das principais vias da nossa cidade. Nossa expectativa aqui é remover cerca de 5 toneladas de cabeamento sem utilidade, e nossas equipes já estão atuando diretamente nisso. Muitos desses materiais foram deixados por empresas que não estão em atividade, e acabam gerando um risco à população, seja por um eventual choque elétrico ou de incêndio. Isso é muito preocupante e, por isso, nós estamos fazendo esse trabalho emergencial que tem como principal objetivo garantir a segurança dos maceioenses, por mais que não seja de responsabilidade da Ilumina Maceió cuidar dos posteamentos e da fiação de empresas privadas. Mas são casos de zelo às pessoas e também à nossa cidade", aponta.

O titular da autarquia informa ainda que tem intensificado as notificações à Equatorial Alagoas, responsável pela rede de postes e permissionária que empresas de telecom atuem utilizando a estrutura dos postes, por meio de Procon Maceió, cobrando maior rigor na fiscalização do espaço urbano, uma vez que o mal uso prejudica, inclusive, os serviços de manutenção da iluminação pública. "Além das notificações, a Ilumina mantém diálogo com a Câmara de Vereadores de Maceió, para fortalecer ações de fiscalização dessas práticas", completa.
Poste Limpo
O Projeto Poste Limpo, coordenado pela Autarquia Municipal de Iluminação Pública de Maceió, já organizou mais de 110 quilômetros de rede de cabos na capital alagoana desde o início das operações, em maio de 2025. A extensão equivale aproximadamente à distância entre Maceió e o município de São Miguel dos Campos. A iniciativa já contemplou 12 bairros, entre eles Centro, Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Mangabeiras, Farol e Tabuleiro, priorizando corredores de grande circulação e áreas com maior concentração de fiação urbana.
Maceió é a primeira capital brasileira a manter um projeto municipal contínuo voltado exclusivamente para o ordenamento da fiação aérea. O trabalho consiste na identificação de cabos ativos e inativos, retirada de materiais irregulares ou sem uso e reorganização da rede remanescente, reduzindo riscos de acidentes, curtos-circuitos, incêndios, sobrecarga em postes e quedas de fios em vias públicas.
As ações são executadas pela Ilumina em parceria com a Associação de Provedores do Estado de Alagoas (Aspeal), garantindo que os serviços de internet e telefonia não sejam interrompidos durante as intervenções. Além do reforço na segurança, o projeto também busca melhorar a organização visual e estrutural da cidade, facilitando futuras manutenções e evitando o acúmulo desordenado de fios nos postes. A operação já resultou na remoção de aproximadamente 200 toneladas de materiais ao longo das atividades já realizadas em diferentes regiões da capital.
Últimas notícias
Semana Nacional de Educação Financeira mobiliza estudantes da rede municipal em Lagoa da Canoa
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
CCJ retoma debate sobre redução da maioridade penal no Brasil
Consignados: INSS passa a exigir biometria facial a partir desta terça
Ilumina realiza ação emergencial do Projeto Poste Limpo após incêndio em fiação na Av. Fernandes Lima
Weverton reage a convocação para disputar a Copa do Mundo com a Seleção Brasileira
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
