Seprev articula ações para oferta de emprego a pessoas em situação de vulnerabilidade
Reunião busca incentivar empresas a disponibilizarem vagas de emprego para públicos específicos, criando mecanismos de acolhimento, qualificação e encaminhamento ao mercado de trabalho
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) participou de reunião no Ministério Público de Alagoas esta semana para discutir a criação de estratégias conjuntas voltadas à empregabilidade de pessoas assistidas pelo programa Novo Lar Nova Vida e pelo Movimento Pop Rua. Além da Seprev, o encontro reuniu representantes das secretarias de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq).
A reunião teve como pauta principal a construção de ações integradas entre os órgãos estaduais para promover a inclusão produtiva e ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho para públicos em situação de vulnerabilidade social. Na ocasião, foram debatidas estratégias conjuntas para sensibilizar e incentivar empresas a disponibilizarem vagas de emprego destinadas a esses públicos específicos, criando mecanismos de acolhimento, qualificação e encaminhamento ao mercado formal de trabalho.
Como deliberação imediata, foi instituída uma equipe intersetorial responsável por dar início às ações práticas do projeto. Na fase inicial, ficou definida a meta de atendimento e encaminhamento de 10 pessoas por secretaria.
Para a coordenadora do programa Novo Lar, Nova Vida, Cláudia Maria, a construção conjunta entre os órgãos representa um avanço na consolidação de uma política efetiva de inclusão produtiva. Desde a sua criação, pelo governador Paulo Dantas, o Novo Lar, Nova Vida já beneficiou 19 famílias com moradia digna, contemplando 51 pessoas.
“Estamos avançando para uma etapa decisiva desse processo, com a realização de um novo encontro para consolidar os encaminhamentos e definir conjuntamente as estratégias mais adequadas para ampliar as oportunidades de trabalho destinadas aos nossos assistidos, bem como à população em situação de rua. O objetivo é transformar esse diálogo em ações concretas, capazes de gerar autonomia, dignidade e novas perspectivas de vida para essas pessoas”, destacou a coordenadora.
A equipe multissetorial terá como missão mapear o perfil dos candidatos, identificar potencialidades, necessidades de qualificação e construir as primeiras conexões com o setor privado. Esse trabalho visa criar pontes de empregabilidade e ampliar as possibilidades de autonomia financeira e reinserção social.
O secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, ressalta que a empregabilidade é uma ferramenta estratégica de transformação social e prevenção à violência.
“Promover empregabilidade e geração de renda é uma das formas mais efetivas de prevenção à violência e de reconstrução de trajetórias. Quando o Estado cria oportunidades reais de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade, fortalece a autonomia, a dignidade e amplia as perspectivas de futuro”, afirmou o secretário.
Últimas notícias
Governo de AL divulga edital de R$ 3,76 milhões para quem deseja empreender
OPLIT recupera celular esquecido em veículo de aplicativo na Ponta Verde
Força-tarefa fiscaliza escolas da EJAI e verifica deficiências em Maceió
Colisão entre motocicletas deixa dois homens feridos em Arapiraca
"Salto pro extraordinário", dizia página de empresa de rope jump em Limeira
Prefeitura de Maragogi abre programação da Vila Junina da Gente neste sábado (13) com cultura, tradição e muito forró
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
