Termina nesta sexta-feira prazo de pagamento do IPVA para veículos com placas finais 7 e 8
Contribuintes podem emitir boleto online e optar pelo pagamento em cota única ou parcelado
O calendário do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026 chega aos veículos com placas de finais 7 e 8. A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) orienta que os proprietários fiquem atentos ao prazo de pagamento do imposto, que se encerra nesta sexta-feira (29).
Para emitir o boleto, o contribuinte deve acessar o site ipvaonline.sefaz.al.gov.br e realizar a consulta informando o Renavam e a placa do veículo. Após essa etapa, o sistema apresenta os dados do automóvel, como nome do proprietário, exercício, modelo, ano de fabricação e ano modelo, além do valor total do imposto e a indicação de possíveis benefícios, como o desconto da Nota Fiscal Cidadã (NFC). Também é possível optar pelo pagamento em cota única ou parcelado. As parcelas, mensais e consecutivas, têm valor mínimo de R$100.
Vale destacar que os contribuintes cadastrados na Nota Fiscal Cidadã, vinculada ao Programa de Educação Fiscal (PEF) podem garantir um desconto de 5% no valor do IPVA. Além de obter o benefício, a iniciativa estimula a cidadania fiscal e contribui com o desenvolvimento do Estado. Para isso, é importante estar cadastrado no programa e solicitar a inclusão do CPF na nota no momento das compras.
“É importante que os contribuintes fiquem atentos aos prazos e realizem o pagamento dentro do vencimento, evitando juros e mantendo a regularidade do veículo”, destacou De acordo com o gestor do IPVA da Sefaz-AL, Eugênio Barros.
O calendário do IPVA 2026 segue dividido por final de placa. Após o prazo para placas 7 e 8, o cronograma continua com 9 e 0, até 30 de junho.
Últimas notícias
PF disponibiliza formulário para denúncias de possíveis crimes eleitorais
Datafolha: Lula abre vantagem em MG e cresce em SP, onde empata com Flávio
Palmeira dos Índios prepara entrega de mais de mil casas populares
Arthur Lira participa de caminhada com JHC, Marina e Célia Rocha em Arapiraca
Polícia Federal realiza ação em agência da Caixa Econômica em Rio Largo
Manchas de óleo são encontradas na Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
