AL lidera crescimento do IDH no NE e atinge patamar de 'Alto Desenvolvimento Humano'
onsiderando a série história iniciada em 2012, quando o estado registrou índice de 0,657, Alagoas atingiu o maior avanço do país entre todas as unidades da Federação.
Alagoas se consolidou como o estado do Nordeste com a maior velocidade de crescimento no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) na última década. É o que aponta um levantamento detalhado com base nos dados do Atlas do Desenvolvimento Humano e do recém-divulgado Radar IDHM, plataformas desenvolvidas pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o Radar IDHM, em 2024, Alagoas alcançou a marca nominal de 0,746 pontos, o que insere oficialmente o estado no patamar de Alto Desenvolvimento Humano (classificação atribuída a índices entre 0,700 e 0,799). Até 2021, com 0,691 pontos, Alagoas figurava na faixa de médio desenvolvimento.
Quando analisada a série histórica iniciada em 2012, ano em que o estado registrava 0,657, Alagoas atingiu o maior avanço do país entre todas as 27 unidades da Federação.

Para o PNUD, a evolução prova que as políticas de assistência e a educação de base funcionaram de maneira eficaz para retirar o estado da linha da vulnerabilidade social.
Educação e o impacto do Cartão Escola 10
O principal motor da ascensão alagoana foi o pilar da Educação, que atingiu o índice de 0,729, registrando um crescimento de 5,4% em relação a 2021. O relatório internacional destaca melhorias expressivas no fluxo escolar, o aumento da escolaridade média da população e uma importante redução nas desigualdades educacionais, notadamente entre a população negra.

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, atribui o resultado ao impacto direto das políticas estruturantes implementadas no território. "Esses resultados são consequência direta de políticas públicas implementadas ao longo dos últimos anos, entre elas o Cartão Escola 10, reconhecido nacionalmente como instrumento de combate à evasão escolar no Ensino Médio", afirmou.
Lançado no final de 2021, o Cartão Escola 10 se tornou o maior programa de combate à evasão escolar do Brasil, servindo inclusive de modelo para a criação do programa federal Pé-de-Meia. Desde a sua criação até 2025, a iniciativa estadual injetou R$ 460 milhões na economia e na educação, beneficiando mais de 150 mil estudantes com bolsas de permanência, retorno e conclusão de ciclos.
O governador Paulo Dantas ressaltou o papel socioeconômico da iniciativa no desenvolvimento global da população. "Além de ajudar a combater a extrema pobreza em Alagoas, o Escola 10 desempenha a função de manter o aluno em sala de aula, tornando-o participativo nas atividades escolares", destacou o chefe do Executivo.

Longevidade em nível 'Muito Alto'
Além do avanço educacional, Alagoas também se destacou no indicador de Longevidade (saúde), que atingiu a marca de 0,823 pontos, patamar considerado de "Muito Alto Desenvolvimento Humano". O índice reflete o aumento constante na expectativa de vida ao nascer dos cidadãos alagoanos, impulsionado pela expansão e descentralização da rede de saúde pública regionalizada e programas de atenção à primeira infância.
O cruzamento dos dados de longo prazo com o panorama atual demonstra que, embora o estado permaneça focado em superar desafios estruturais, o ritmo de transformação social de Alagoas se destaca como o mais acelerado e consistente do mapa regional.
Últimas notícias
Arraiá Coringa reúne sabores e tradição junina em shopping de Arapiraca
AL lidera crescimento do IDH no NE e atinge patamar de 'Alto Desenvolvimento Humano'
De cão de rua a funcionário do mês: conheça o vira-lata Antônio
Neymar surpreende Biancardi ao mostrar itens que vai levar para a Copa
Famosos lamentam morte de Dona Francisquinha, do O Bom do Alzheimer
Filhote de tamanduá “invade” colete de PM para dormir
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
