Alagoas é alvo de operação que investiga rede ligada ao garimpo ilegal na Amazônia
Operação apura atuação de grupo suspeito de corromper servidor público para obter dados sobre fiscalizações ambientais
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (11), a Operação Âmbitus, que investiga um suposto esquema de corrupção envolvendo o vazamento de informações sigilosas relacionadas a ações de fiscalização ambiental na região amazônica.
Em Alagoas, foram cumpridos mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça Federal. A operação também ocorreu nos estados de Rondônia e Goiás. Ao todo, foram executados sete mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva.
Além das medidas judiciais, a Justiça determinou o bloqueio e sequestro de bens e valores que somam R$ 22 milhões.
Segundo a Polícia Federal, as investigações tiveram início a partir de informações obtidas durante operações de combate ao garimpo ilegal. Os indícios apontam que integrantes de uma organização criminosa recebiam antecipadamente dados sobre fiscalizações e ações policiais, o que permitiria a adoção de estratégias para evitar a atuação dos órgãos de controle e garantir a continuidade das atividades ilícitas.
Entre os investigados está um servidor público federal ocupante do cargo de policial federal, suspeito de repassar informações sigilosas em benefício do grupo.
A PF também apura possíveis crimes de lavagem de dinheiro por meio da utilização de empresas e outras estruturas voltadas à movimentação e ocultação de recursos supostamente obtidos de forma ilegal.
Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, violação de sigilo funcional, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Últimas notícias
Após sobreviver a mais de 15 facadas, jovem comemora celebra 21 anos
Confeiteira de Canapi leva força da mulher sertaneja ao Bake Off Brasil
Cearense conquista melhor nota do mundo na Olimpíada de Economia
Vídeo mostra momento em que homem tenta incendiar SMTT em São Miguel
Acidente entre caminhão e van deixa sete mortos em Pernambuco
[Vídeo] Começa retirada de embarcações e objetos abandonados da Orla da Pajuçara
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
