Polícia

Alagoas é alvo de operação que investiga rede ligada ao garimpo ilegal na Amazônia

Operação apura atuação de grupo suspeito de corromper servidor público para obter dados sobre fiscalizações ambientais

Por 7Segundos, com Ascom PF 11/06/2026 17h05
Alagoas é alvo de operação que investiga rede ligada ao garimpo ilegal na Amazônia
Operação da Polícia Federal cumpriu mandados em Alagoas, Rondônia e Goiás - Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (11), a Operação Âmbitus, que investiga um suposto esquema de corrupção envolvendo o vazamento de informações sigilosas relacionadas a ações de fiscalização ambiental na região amazônica.

Em Alagoas, foram cumpridos mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça Federal. A operação também ocorreu nos estados de Rondônia e Goiás. Ao todo, foram executados sete mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva.

Além das medidas judiciais, a Justiça determinou o bloqueio e sequestro de bens e valores que somam R$ 22 milhões.

Segundo a Polícia Federal, as investigações tiveram início a partir de informações obtidas durante operações de combate ao garimpo ilegal. Os indícios apontam que integrantes de uma organização criminosa recebiam antecipadamente dados sobre fiscalizações e ações policiais, o que permitiria a adoção de estratégias para evitar a atuação dos órgãos de controle e garantir a continuidade das atividades ilícitas.

Entre os investigados está um servidor público federal ocupante do cargo de policial federal, suspeito de repassar informações sigilosas em benefício do grupo.

A PF também apura possíveis crimes de lavagem de dinheiro por meio da utilização de empresas e outras estruturas voltadas à movimentação e ocultação de recursos supostamente obtidos de forma ilegal.

Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, violação de sigilo funcional, organização criminosa e lavagem de dinheiro.