Saúde

[Vídeo] Nova sede do CER IV amplia acesso à reabilitação e fortalece a inclusão em AL

Único centro habilitado na modalidade pelo Ministério da Saúde no estado terá capacidade para realizar cerca de 20 mil atendimentos por mês

Por Giulianna Albuquerque com Danielle Ferro 30/06/2026 16h04 - Atualizado em 30/06/2026 16h04
[Vídeo] Nova sede do CER IV amplia acesso à reabilitação e fortalece a inclusão em AL
Maior Centro Especializado em Reabilitação do Nordeste - Foto: Marcos Sousa/7Segundos

Ter acesso a um atendimento especializado pode transformar a vida de quem precisa de reabilitação. Pensando em garantir mais autonomia, qualidade de vida e inclusão para pessoas com deficiência, foi inaugurada, nesta terça-feira (30), a nova sede do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), no bairro de Jacarecica, em Maceió.

A estrutura amplia a oferta de serviços especializados no estado e passa a atender pacientes que necessitam de reabilitação física, intelectual, auditiva e visual. O espaço também reúne serviços como oficina ortopédica, musicoterapia, fisioterapia aquática e atendimento voltado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

"É muito importante que a gente entregue esse prédio do CER IV, uma construção que a gente espera há 30 anos para acontecer. Recebemos o terreno por doação do Governo do Estado e, ao longo de todo esse período, trabalhamos para tornar esse projeto realidade. Hoje, finalmente, conseguimos entregar nossa sede própria", disse Thereza Amaral, presidente da Pestalozzi.


Com capacidade para realizar mais de 600 atendimentos por dia, a nova unidade representa um avanço na assistência às pessoas com deficiência e reforça a rede de cuidados especializados em Alagoas.

"É uma entrega incrível para o estado de Alagoas. Mais uma vez, o Governo demonstra seu compromisso com a acessibilidade e a inclusão. Estamos entregando um centro de referência que atende pessoas em reabilitação física, intelectual, auditiva e visual, ampliando o acesso a serviços essenciais para a população", enfatizou a secretária da Pessoa com Deficiência, Francine Bonfim.

A expectativa é de que a unidade realize cerca de 20 mil atendimentos por mês.

Secretária da Pessoa com Deficiência, Francine Bonfim

Assista a reportagem: