Papa Leão XIV pede aos EUA leis que protejam a vida "da concepção à morte"
Primeiro discurso nacional do pontífice aos EUA também defendeu imigrantes e pediu unidade durante celebração dos 250 anos do país
O papa Leão XIV fez nesta sexta-feira (3/7) seu primeiro grande discurso direcionado aos Estados Unidos, desde que assumiu o pontificado, e pediu que o país aprove leis que “reconheçam e protejam” a vida desde a concepção até a morte natural.
A mensagem também destacou a importância da imigração para a história americana e defendeu a unidade nacional durante as comemorações dos 250 anos da independência do país.
Leão fez a declaração durante transmissão ao vivo do Vaticano para o National Constitution Center, na Filadélfia, onde o pontífice recebeu a Medalha da Liberdade, honraria concedida a personalidades que contribuem para a promoção da liberdade em todo o mundo.
“A grandeza moral de uma nação manifesta-se, sobretudo, na sua capacidade de apoiar, proteger e valorizar a vida de todos, especialmente a dos mais vulneráveis e daqueles cujo valor é questionado”, afirmou.
O pontífice acrescentou que espera que os Estados Unidos adotem leis e políticas voltadas à proteção da vida “desde a concepção até a morte natural”, uma das principais bandeiras da Igreja Católica.
Defesa dos imigrantes
Natural de Chicago, Leão XIV também elogiou a tradição americana de acolher imigrantes e afirmou que essa característica ajudou a transformar os Estados Unidos em um símbolo de liberdade no cenário internacional.
Segundo o papa, o país deve permanecer fiel aos princípios que inspiraram sua fundação.
“Este aniversário histórico nos oferece a oportunidade de refletir mais uma vez sobre os princípios fundadores da nação, na esperança de que a América permaneça sempre fiel ao sonho que lhe rendeu o título de terra dos livres e lar dos corajosos”, declarou.
O pontífice lembrou ainda que os ideais de “unidade, justiça e paz” defendidos pelos Pais Fundadores devem continuar orientando os Estados Unidos no futuro.
Embora não tenha citado o presidente Donald Trump nem qualquer outra autoridade americana, o discurso ocorre em um momento de intenso debate sobre imigração nos Estados Unidos.
No mês passado, Leão XIV já havia alertado que a história julgaria líderes que adotassem políticas severas contra migrantes. A declaração antecedeu sua viagem a Lampedusa, ilha italiana que se tornou um dos principais pontos de chegada de pessoas que cruzam o Mediterrâneo.
Medalha da Liberdade
A Medalha da Liberdade concedida ao pontífice é entregue pelo National Constitution Center, instituição dedicada à preservação e divulgação da história constitucional dos Estados Unidos.
Entre os homenageados em edições anteriores estão o ex-presidente George W. Bush, a ex-primeira-dama Laura Bush, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o líder espiritual tibetano Dalai Lama.
Últimas notícias
Thaís Canuto herda cobrança por hospital fechado na gestão do pai em Pilar
Renan Filho reúne multidão na orla de Maceió e campanha estima público de 80 mil
Orla de Maceió vira palco de grande ato de JHC na reta final da eleição
Bill Gates alerta que IA pode causar 'um bilhão de mortes' e defende legislação para a tecnologia
Dino derruba decisão de Mendonça e libera posts sobre Nossa Senhora
Anvisa investiga 13 notificações de doença que causa perda de visão associadas a canetas emagrecedoras
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
