Justiça determina inclusão de vagas para PcDs no concurso da PMAL
Decisão liminar obriga retificação do edital para reservar vagas a pessoas com deficiência; medida ainda pode ser alvo de recurso
A Justiça de Alagoas determinou a retificação do edital do concurso da Polícia Militar de Alagoas (PMAL) para incluir vagas destinadas a pessoas com deficiência (PcDs). A decisão foi proferida pela 16ª Vara Cível da Capital, em caráter liminar, no âmbito da ação popular nº 0718345-31.2026.8.02.0001.
Com a decisão, o Estado deverá adequar o edital para prever a reserva de vagas aos candidatos PcDs, conforme previsto na legislação. A medida também poderá exigir a reorganização do quadro de vagas do certame, refletindo na distribuição entre ampla concorrência e demais modalidades de classificação.
Na decisão, a Justiça entendeu que o concurso deve observar os princípios da inclusão e da igualdade de oportunidades, garantindo às pessoas com deficiência o direito de concorrer às vagas reservadas.
Por se tratar de uma tutela de urgência, a decisão tem efeito imediato, mas ainda poderá ser contestada por meio de recurso.
Veja também
Últimas notícias
Passarela sobre a AL-110 entra em fase de licenciamento ambiental
PM terá mais de mil policiais no policiamento das Eleições 2026 em Alagoas
Hemoal faz coleta externa de sangue em faculdade no bairro do Farol, nesta terça (29)
Ex-presidente José Sarney segue internado em hospital de São Paulo
Festival Internacional reúne mais de 150 grupos e artistas em Jaraguá
Criança de dois anos morre após se engasgar durante a madrugada em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
