Teca Nelma vota contra novos empréstimos da Prefeitura de Maceió e critica votação em regime de urgência
Vereadora afirma que projetos de quase meio bilhão de reais foram apreciados sem tempo suficiente para análise e com informações genéricas
A vereadora Teca Nelma votou contra quatro projetos de lei enviados pela Prefeitura de Maceió que autorizam novas operações de crédito para o município. As propostas foram aprovadas pela Câmara Municipal nesta terça-feira (28), em primeira e segunda discussão, após a convocação de uma sessão extraordinária.
Durante a votação, Teca afirmou que não é contrária a investimentos, mas criticou a forma como as propostas foram apreciadas. Segundo a vereadora, os projetos chegaram ao plenário poucas horas antes da votação, em regime de urgência, sem tempo suficiente para análise detalhada.
"Uma cidade que já dá sinais de esgotamento fiscal, com relatos de atraso no pagamento de fornecedores, serviços e servidores, precisa tratar operações de crédito com muito mais responsabilidade. Estamos falando de quase meio bilhão de reais sendo votados sem o devido debate e sem as explicações necessárias", afirmou.
A parlamentar também questionou o conteúdo das mensagens enviadas pelo Executivo. Para ela, apesar de indicarem as áreas de aplicação dos recursos, os projetos apresentam objetivos amplos e pouco detalhados sobre como os investimentos serão executados e quais resultados concretos serão entregues à população.
"Os projetos falam em modernização da gestão, transformação digital, cidade inteligente, parques e infraestrutura, mas não apresentam um detalhamento que permita à Câmara e à população acompanhar exatamente como esses recursos serão utilizados. Uma operação dessa dimensão exige transparência e planejamento", disse.
Segundo Teca, a votação em regime de urgência impediu um debate mais aprofundado sobre o impacto financeiro das operações e sobre a capacidade futura de pagamento do município.
"Não é razoável autorizar quatro empréstimos dessa magnitude sem que a Câmara tenha tempo para estudar todos os projetos, ouvir a Secretaria da Fazenda e esclarecer dúvidas sobre o cronograma, as prioridades e a forma de pagamento dessa dívida. Quem paga essa conta é a população de hoje e das próximas gerações", concluiu.
Além dos quatro projetos de operação de crédito, a Câmara também aprovou, por unanimidade, o Programa de Recuperação Fiscal (Prefis), que recebeu voto favorável da vereadora.
Últimas notícias
Fabio Costa repercute sequência de casos de violência em Alagoas e reforça propostas em tramitação na Câmara
Teca Nelma vota contra novos empréstimos da Prefeitura de Maceió e critica votação em regime de urgência
Nikolas Ferreira destaca trabalho de Cabo Bebeto e afirma: 'É a voz conservadora na Assembleia Legislativa de Alagoas'
Garantindo espaço e voz para o público LGBTQIAPN+, Girau do Ponciano vai realizar a 1ª Semana da Juventude
Cibele Moura cobra investigação após morte de mais de 30 animais em Ouro Branco
Coco Reviver leva cultura de Maceió ao Paraná com apoio da Prefeitura
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
