Esposa diz que Lito tem doença rara que causa perda de movimentos e demência
Foi após esse quadro, segundo Mila, que ele passou por uma série de exames que confirmaram o diagnóstico de Creutzfeld-Jacob
A esposa do influenciador Lito Souza, do canal Aviões e Música, contou em um vídeo que ele teve o diagnóstico da doença Creutzfeld-Jacob. A doença não tem tratamento e causa a perda dos movimentos e demência.
No vídeo, publicado nesta sexta-feira (21) a esposa de Lito, Mila, comentou que o diagnóstico demorou a ser fechado, mas que nas últimas semanas o influenciador perdeu parte da capacidade motora e recebeu a notícia da doença.
Em julho, Lito havia confirmado um quadro de câncer de próstata. No início de agosto, ele contou em um vídeo que durante o tratamento do câncer percebeu uma dormência no braço esquerdo anormal, que - após uma viagem de avião para os Estados Unidos - evoluiu e o obrigou a voltar mais cedo para o Brasil para investigar o problema. Ao ser atendido, foi diagnosticado com uma inflamação no cérebro.
Foi após esse quadro, segundo Mila, que ele passou por uma série de exames que confirmaram o diagnóstico de Creutzfeld-Jacob.
"Nas últimas semanas ele já perdeu bastante movimento, mas a lucidez dele ainda está íntegra", comentou emocionada.
A esposa contou que Lito deve ser mantido em home care -- tratamento hospitalar em casa -- e que precisa de cuidador.
O que é a doença?
A Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) é uma doença priônica humana — rara, neurodegenerativa, progressiva e sem cura. O quadro costuma começar com demência, perda de memória e tremores, e evolui com outros sinais neurológicos que afetam diferentes regiões do cérebro simultaneamente.
Ela pertence a um grupo chamado Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (EET), batizado assim por dois motivos: a capacidade de transmissão da doença e o efeito que ela provoca no tecido cerebral, que passa a apresentar um padrão esponjoso ao ser analisado.
Segundo o neurologista José Bauab, o príon se instala dentro do neurônio e o intoxica progressivamente. O efeito não fica restrito à célula isolada: a toxicidade também compromete a glia, tecido responsável por dar suporte e sustentação aos neurônios.
"As partículas proteicas entram dentro do neurônio, intoxicam o neurônio, e vão tendo um comportamento absolutamente destrutivo e tóxico na célula", descreve Bauab.
Doença é considerada rara
A doença também é considerada rara, com poucos registros pelo mundo desde sua primeira notificação, desde os anos 60.
De acordo com um levantamento do Ministério da Saúde, de 2005 a 2021 foram registradas no Brasil 1.576 notificações de casos suspeitos da doença de Creutzfeldt-Jakob.
Desse número, apenas 34% foi confirmado. Ou seja, cerca de 547 casos da doença em uma janela de 16 anos.
Segundo o boletim epidemiológico, os casos são divididos em:
São Paulo: 202 casos
Minas Gerais: 57 casos
Paraná: 44 casos
Rio de Janeiro: 38 casos
Rio Grande do Sul: 35 casos
Últimas notícias
Semarh emite alerta de atenção para baixa umidade do ar em Alagoas
Incêndio em hotel na Jatiúca mobiliza Corpo de Bombeiros
Impasse com Raquel Lyra quase faz Lula cancelar ida a Recife e dormir em Maceió
Mãe se emociona ao ver filho autista cantar na igreja após evolução
Pastor Gion, líder da Casa da Promessa, declara apoio à Cibele Moura
Alisson Chefão grava audiovisual e inicia nova fase na carreira
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
