TCE recebe selo ouro na abertura de evento nacional da transparência pública
Semana da Garantia do PNTP reúne conselheiros e técnicos nacionais que vão avaliar mais de 11 mil portais públicos
Alagoas está no centro das discussões nacionais sobre transparência, controle e qualidade da gestão pública. Pela primeira vez, o Tribunal de Contas é sede da Semana de Garantia da Qualidade 2026, iniciativa que reúne representantes de todo país para discutir os critérios e procedimentos utilizados na avaliação da transparência pública.
Na abertura oficial, a Instituição recebeu o Selo Ouro de Transparência do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) em reconhecimento ao compromisso com o direito do cidadão à informação e com o fortalecimento do controle social.
O Selo de Transparência Pública não é apenas uma premiação. Representa um indicador do nível de transparência alcançado pela instituição a partir de critérios técnicos definidos nacionalmente. É essa possibilidade que transforma a transparência em uma ferramenta de cidadania.
O reconhecimento, segundo o conselheiro presidente, também reforça uma mudança de perspectiva sobre a transparência pública: ela deixa de ser compreendida apenas como o cumprimento de uma exigência legal e passa a ser considerada um instrumento de governança, prestação de contas e aproximação com a sociedade.
São 160 critérios avaliados sobre a transparência e mais de 500 itens observados. A certificação começa com prata para quem atinge até 75% desses critérios, o critério ouro de 75% até 85%, e o critério diamante acima de 95% de atingimento dos critérios.
Criado em 2022, o Programa Nacional de Transparência Pública é uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com os Tribunais de Contas, destinada a ampliar e aperfeiçoar a transparência dos órgãos públicos brasileiros avaliando se informações de interesse da sociedade estão disponíveis de maneira acessível, completa, atualizada e compreensível nos portais.Na prática, o PNTP transforma a transparência em um processo que pode ser medido, comparado e aprimorado.
O programa avalia informações relacionadas a áreas como receitas e despesas públicas, licitações, contratos, obras, pessoal, planejamento, prestação de contas, ouvidoria, acessibilidade e outras políticas e serviços públicos.
A Semana de Garantia da Qualidade 2026 é um evento técnico reunindo especialistas e representantes dos Tribunais de Contas para discutir os procedimentos utilizados nas avaliações do PNTP e garantir maior uniformidade, segurança e qualidade aos resultados. O conselheiro coordenador do programa, Antônio Joaquim,ao abrir a semana disse que “ falar de transparência é falar da entrega de serviços públicos de qualidade. É saber o dia a dia da cidade. . Esse é um programa que nos dá muito orgulho. É uma grande contribuição para a democracia brasileira.São mais de quase 11 mil instituições que estão sendo avaliadas na qualidade dos seus portais”.
A Semana também representa uma oportunidade para discutir um desafio que vai além da simples publicação de dados: garantir que a informação pública seja realmente útil para quem precisa dela — o cidadão. Ao colocar Alagoas no centro desse debate, a Semana de Garantia da Qualidade 2026 reafirma o papel do controle externo como indutor de uma gestão pública cada vez mais aberta, responsável e próxima do cidadão e reforça que a transparência não termina com a publicação de uma informação. Ela exige atualização, clareza, acessibilidade e compromisso permanente com a sociedade.
A abertura do evento contou com a presença do presidente da Assembléia Legislativa de Alagoas, deputado Marcelo Vitor, da controladora do Estado, Sâmara Suruagy que representou o governador, deputados federais , estaduais, presidente da AMA, prefeito Marcelo Beltrão, de todos os conselheiros do TCE, do vice presidente da Atricon, conselheiro Carlos Ranna, do Superintendente de Qualidade do PNTP, conselheiro Antônio Jales e da conselheira do Amapá, Maria Elizabeth Cavalcante Picanço.
Veja também
Últimas notícias
Filha é presa após ameaçar mãe para conseguir dinheiro para drogas em Arapiraca
Jovem morre após ser atingido por corda enquanto pilotava moto em Chã Preta
Seis crianças são vistas em objeto distante da areia na Praia do Sobral, em Maceió
Presidente Lula deve se reunir com setor produtivo após viagem para a COP
STF pode reduzir prisão de Bolsonaro a dois anos e quatro meses
Homem é preso após agredir companheira com chutes e puxões de cabelo em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
