Celebridades

Morre o ator e diretor Gracindo Jr, aos 83 anos

Com personagens memoráveis, ele era filho do também ator Paulo Gracindo e sofria com Mal de Alzheimer.

Por 7Segundos 02/09/2026 14h02
Morre o ator e diretor Gracindo Jr, aos 83 anos
Ator e diretor Gracindo Jr morreu aos 83 anos, no Rio de Janeiro - Foto: Acervo/TV Globo

O Brasil acordou com a triste notícia da morte do ator e diretor Gracindo Jr. Segundo informações da família, ele faleceu em casa, por volta das 22h desta terça-feira (1), por causas naturais. Ele sofria de Alzheimer desde 2020.

Com mais de 50 anos dedicados ao teatro, televisão e cinema, Gracindo Jr. ficou conhecido por interpretar diversos personagens marcantes, como Antônio Sampaio, na novela Dona Beija (1986, TV Manchete), Ricardo Ribeiro, na novela O Salvador da Pátria (1989, TV Globo) e Rei Saul, na novela Rei Davi (2012, TV Record).

Nascido no Rio de Janeiro em 21 de maio de 1943, Gracindo Jr iniciou a carreira artística aos 15 anos, na Rádio Nacional, onde foi contratado como ator, redator e disc-jóquei. Em 1961, estreou no teatro, participando da montagem de “A Escada”, texto de Oswald de Andrade, um dos precursores do Modernismo no Brasil.

Também foi um dos primeiros atores contratados pela recém inaugurada TV Globo, onde teve inúmeros trabalhos, como “Uma Rosa com Amor”, onde atuou com Marília Pêra e Tônia Carrero e “O Bem-Amado”, em que contracenou com seu pai, o também ator Paulo Gracindo, falecido em 1995.

Mas sem dúvidas, um de seus papéis mais importantes foi o pintor e escultor João Maciel, na novela “O Casarão”. Escrita por Lauro César Muniz para a TV Globo, e exibida em 1976, a produção foi uma das mais revolucionárias da época, já que retratava cinco gerações de uma família em diferentes períodos históricos.

João Maciel era um talentoso artista que não se conformava com o ambiente bucólico e provinciano de Sapucaí, cidade fictícia onde era ambientada a trama. Ele era par romântico de Carolina, uma das protagonistas. Gracindo Jr dividiu a interpretação com o pai, Paulo Gracindo, que o interpretou na fase mais velha do personagem.

O ator era casado e deixa quatro filhos. O velório será aberto ao público nesta quinta-feira (3), a partir das 12h10, no Cemitério da Penitência, no Caju, Rio de Janeiro, acompanhado posteriormente da cremação.