Meio ambiente

Vai à praia no feriadão? 13 pontos estão impróprios para banho de mar em AL

Relatório do IMA aponta oito trechos com restrição em Maceió e outros cinco no litoral Sul e Norte do estado

Por Giulianna Albuquerque 04/09/2026 15h03 - Atualizado em 04/09/2026 15h03
Vai à praia no feriadão? 13 pontos estão impróprios para banho de mar em AL
Praia de Pajuçara - Foto: Wesley Menegari

Os alagoanos e turistas que pretendem aproveitar o feriadão de 7 de Setembro nas praias do estado devem ficar atentos às condições de balneabilidade. Um relatório do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) aponta que 13 pontos estão impróprios para banho nesta semana.

As análises foram realizadas nos dias 31 de agosto e 1º de setembro de 2026 e fazem parte do monitoramento realizado pelo órgão para verificar a qualidade da água em diferentes trechos do litoral alagoano.

Em Maceió, foram identificados oito pontos impróprios. Outros dois estão no Litoral Sul e três no Litoral Norte.

Veja os pontos impróprios

Maceió


Praia do Pontal da Barra – Avenida Assis Chateaubriand, aproximadamente 500 metros ao norte do emissário da Casal;
Praia da Pajuçara – Avenida Dr. Antônio Gouveia, na interseção com a Rua João Carneiro;
Praia da Pajuçara – Avenida Dr. Antônio Gouveia, em frente ao Restaurante Parmegiano;
Praia de Ponta Verde – Avenida Álvaro Otacílio, entre as ruas General Dr. João Saleiro Pitão e Dr. Rubens Canuto;
Praia de Jatiúca – Avenida Álvaro Otacílio, em frente ao Hotel Maceió Atlantic;
Praia de Cruz das Almas – Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, em frente ao Ritz Residence;
Praia de Cruz das Almas – Avenida Eustáquio Gomes, em frente ao Condomínio Solaris;
Rio Pratagy – Ponte da AL-101, no trecho Norte.

Litoral Sul


Prainha da Laguna Jequiá da Praia – Rua Santo Antônio, no Centro;
Rio Niquim – Barra de São Miguel, aproximadamente 300 metros da foz.

Litoral Norte


Praia de Maragogi – em frente à foz do Rio Salgado;
Praia de Maragogi – na foz do Rio Maragogi, na AL-101 Norte;
Praia de Maragogi – em frente à foz do Rio Persinunga.

Alerta 


O IMA recomenda atenção especial em áreas próximas a rios, canais e córregos, que podem apresentar maior risco de contaminação. O órgão também orienta que, em locais influenciados por cursos d'água, seja evitado o banho nas 24 horas seguintes à ocorrência de chuvas, período em que aumenta a possibilidade de contaminação por matéria de origem fecal.

De acordo com os critérios estabelecidos pela Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a classificação de balneabilidade leva em consideração a presença de Escherichia coli na água. Um ponto pode ser considerado impróprio quando não atende aos critérios estabelecidos ou quando apresenta, na última análise, concentração superior ao limite previsto na resolução.