Rafael Brito conquista apoio do Governo Lula para universalizar o Pé-de-Meia
Presidente da república anunciou que vai ampliar programa para todos os estudantes do ensino médio da rede pública
O deputado federal de Alagoas e líder da bancada da educação em Brasília, Rafael Brito, comemorou o anúncio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sobre a universalização do Programa Pé-de-Meia para os estudantes do ensino médio da rede pública. A pauta, levada ao Governo Federal pelo deputado alagoano, agora é projeto de governo.
“O que começou em Alagoas com o Cartão Escola 10 ganhou o Brasil com o Pé-de-Meia e agora dá um novo passo. Defendemos que todo estudante do ensino médio público tenha esse incentivo, porque educação é um direito de todos. O anúncio do presidente Lula mostra que estamos no caminho certo. Reduzimos a evasão escolar em todo país e esse é o primeiro passo para a transformação da educação brasileira”, defendeu Rafael Brito.
No ano passado, o deputado alagoano do MDB protocolou na Câmara Federal o Projeto de Lei nº 2.593/2025, que retira a restrição por renda familiar ou inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) como pré-requisito para acesso ao incentivo e foi justamente essa proposta anunciada pelo presidente Lula, candidato a reeleição a presidência da república.
A eficiência do programa já foi constatada pelo governo. Um levantamento realizado pelo Ministério da Educação mostrou que o abandono escolar no ensino médio, caiu de 6,4% em 2024 para 3,6% em 2025, uma redução de 43%.
“Nós mostramos em Alagoas que o dinheiro direcionado ao estudante circula na economia local, ajuda na renda da família e até realiza sonhos. O jovem precisa ter perspectiva, precisa enxergar valor em permanecer estudando. E os números provam que a política pública funciona. Agora, universalizar o programa significa dizer que ninguém fica pelo caminho”, enfatizou Rafael Brito.
Veja também
Últimas notícias
Forças de Segurança Pública desarticulam braço do Comando Vermelho em Alagoas
Flávio Bolsonaro refaz cena do atentado contra o pai durante ato
Carol Lekker desabafa sobre saída do SBT por conta do salário
JHC aparece com 56% dos votos válidos e venceria no 1º turno em Alagoas
Manchas de óleo são encontradas na Praia do Francês, litoral sul de Alagoas
MC Daniel é abordado por policiais no Japão após dançar em templo religioso
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
