[Vídeo] Corrida de rua cresce em Maceió e professor orienta iniciantes
No Dia do Atletismo, Joaze Santos destaca cuidados para começar a correr e benefícios da atividade física
A corrida de rua tem conquistado cada vez mais espaço em Maceió, com pessoas praticando a modalidade na orla e participando de provas. Para quem deseja começar, a orientação é respeitar os próprios limites e aumentar o ritmo gradualmente.
No Dia do Atletismo, o professor Joaze Santos destacou o crescimento da modalidade na capital alagoana e afirmou que a corrida é uma prática acessível, capaz de contribuir para a saúde e a qualidade de vida. “A corrida é o esporte mais democrático, acessível e que transforma vidas”, afirmou.
Para quem ainda não tem condicionamento físico, o professor recomenda alternar períodos curtos de corrida com caminhada, sem tentar percorrer grandes distâncias ou manter um ritmo intenso logo nos primeiros treinos. “A maneira ideal é colocar uma roupa confortável, um tênis confortável e ir intercalando um minuto de corrida com o tempo de caminhada. Recuperou o fôlego, volta a correr”, orientou.
Joaze também ressaltou a importância da hidratação e do aquecimento, principalmente por causa das altas temperaturas registradas em Maceió. Além dos benefícios físicos, a corrida pode contribuir para a saúde mental e a convivência social. Segundo o professor, a prática ajuda a reduzir o estresse e aproxima pessoas com objetivos semelhantes.
“Primeiro, com saúde e bem-estar, sem objetivo de prova nenhuma”, destacou, ao recomendar que os iniciantes priorizem a qualidade de vida antes de estabelecer metas competitivas.
Para quem ainda tem receio de começar, Joaze aconselha estabelecer objetivos pequenos e respeitar a própria evolução. “Conseguiu correr cinco minutos, está ótimo. Conseguiu seis, está ótimo. Já é um grande passo para estar trabalhando em cima do sedentarismo”, afirmou.
Veja também
Últimas notícias
Denunciante apresenta fotos de cartazes contra Flávio Bolsonaro na Ufal, em Arapiraca
Reitor é notificado pelo TRE-AL para retirar propaganda eleitoral da Ufal
Em áudio, Daniel Vorcaro descreve reação de investigador da PGR ao ouvir sobre Lula
11 bairros de Maceió podem ficar sem água na próxima quarta-feira (14)
URGENTE: Ronaldo Lessa renuncia ao cargo de vice-governador de Alagoas
Defensoria flagra irregularidades em vistoria no Cemitério São Luís, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
