TCE-AL promove ação sobre prevenção ao câncer de mama e acolhimento às mulheres
Programação reuniu palestra sobre diagnóstico precoce, apresentação musical e relatos de mulheres que venceram a doença
O Tribunal de Contas de Alagoas (TCE-AL) promoveu, nesta quinta-feira (15), uma programação especial em alusão ao Outubro Rosa, com foco na prevenção ao câncer de mama e no acolhimento às mulheres. O encontro, realizado na Sala Mundaú, no anexo da Escola de Contas, foi aberto pelo assessor técnico da presidência do Tribunal, Franklin Barros, e contou com apresentação do Coro Contas e Cantos.
A coordenadora do Serviço Social do TCE-AL, Sidilene Cavalcante, ressaltou o papel da instituição na promoção de ações de conscientização e no fortalecimento do cuidado com a saúde das servidoras. A iniciativa integra a programação anual do Tribunal voltada ao tema. “Todos os anos promovemos esse evento para incentivar o autocuidado. Queremos que as mulheres se autoexaminem e, diante de qualquer dúvida, procurem ajuda médica e façam os exames necessários”, destacou.
A programação contou com palestra do professor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Gustavo Vasconcelos, sobre os fatores de risco, os sinais e sintomas do câncer de mama, as formas de prevenção e a importância dos exames de rotina, especialmente a mamografia. Ele ressaltou que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.
Embora outubro seja marcado pela campanha de conscientização, Gustavo enfatizou que as informações sobre prevenção e diagnóstico precoce precisam ser divulgadas durante todo o ano. “Outubro Rosa é um símbolo, mas todo dia é Outubro Rosa. Temos 365 dias no ano para falar sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama”, afirmou.
A coordenadora do setor de Psicologia do TCE-AL, Célia Santos, também participou do encontro e destacou a importância de conversar sobre o câncer de mama e acolher os sentimentos que podem surgir durante a prevenção, o diagnóstico e o tratamento. O diálogo contribui para esclarecer dúvidas e oferecer espaço para que as mulheres compartilhem suas experiências e preocupações. “Trabalhar os sentimentos também é uma parte importante do tratamento. O diagnóstico e as diferentes etapas da doença podem despertar medo, insegurança e ansiedade. Por isso, acolher essas emoções e oferecer apoio psicológico contribui para que a mulher enfrente esse processo com mais suporte e qualidade de vida” concluiu.
A programação também trouxe a experiência de mulheres que enfrentaram a doença. Advogada e ex-servidora do TCE-AL, Magda Lyra é presidente da Girassol Rosa, associação que reúne mulheres remadoras e sobreviventes do câncer de mama. Das 62 associadas, 25 estão aptas a remar, mediante liberação médica. A prática do esporte adotada por grupos de sobreviventes, também pode auxiliar na recuperação dos movimentos e na drenagem linfática. Magda contou que, após a quimioterapia e a cirurgia na mama, tinha dificuldade para levantar o braço direito, mas percebeu melhora após começar a remar.
Além do esporte, a Girassol Rosa promove visitas a hospitais, encontros entre as associadas e palestras de conscientização em empresas, escolas e canteiros de obras. A iniciativa busca fortalecer os vínculos entre as mulheres e mostrar que é possível reconstruir a vida após a doença. “Além da prevenção, se a doença lhe acometer, não se desespere, porque a gente sobrevive e depois a gente vive. Primeiro a gente sobrevive, depois a gente vive”, ressaltou Magda.
Ao encerrar a programação, Sidilene Cavalcante reforçou a importância de acolher as mulheres e manter a conscientização para além do mês de outubro. No TCE-AL, as servidoras contam com uma rede de apoio formada por diferentes setores da instituição. “A servidora que perceber alguma coisa tem acolhimento aqui no Tribunal. Pode procurar o Serviço Social, a Psicologia ou o setor Médico, o que se sentir mais à vontade”, concluiu.
Veja também
Últimas notícias
Inmet emite três alertas de baixa umidade para diversos municípios de Alagoas
Foragido da Justiça de Sergipe por sequestro e cárcere é preso em Maceió
Mulher é presa por tráfico de drogas em ponto de vans no Centro de Arapiraca
Hemoal levará equipe itinerante para coletar sangue em Coruripe nesta quinta (5)
Prefeitura de Maceió leva iluminação azul a viadutos e à Avenida Sílvio Vianna
Justiça concede liberdade provisória a suspeito de matar mulher a facadas em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
