Política

Está aberta a disputa pelos cargos do governo Lula em Alagoas

Presidente do PT local já sinalizou que vai brigar com nomes de peso por espaço

Por Felipe Ferreira 30/10/2026 14h02 - Atualizado em 30/10/2026 14h02
Está aberta a disputa pelos cargos do governo Lula em Alagoas
Aliados de Lula em Alagoas querem mais espaço nos cargos federais - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Aliados do presidente Lula em Alagoas já se mobilizam a fim de brigar por uma fatia maior na distribuição de cargos federais no estado. Hoje, boa parte do espaço está cedido ao senador eleito Arthur Lira (PP).

O fato novo, para os lulistas alagoanos, é que Lira fez campanha para Flávio Bolsonaro e mobilizou prefeitos no interior para entregar, pela primeira vez, a vitória do bolsonarismo no estado, não apenas em Maceió.

O presidente estadual do PT, Ronaldo Medeiros, é uma das vozes que se colocou publicamente a favor de uma nova lógica na distribuição dos cargos. Medeiros defende que Lula enxergue quem esteve do seu lado durante a campanha.

Nos bastidores, aliados de Renan Calheiros (MDB) também aguardam com certa ansiedade o destino dos cargos e defendem, assim como os petistas, mais espaço para quem pediu votos para Lula.

No caso dos Calheiros, a redistribuição também é uma questão de sobrevivência política já que o senador não conseguiu se reeleger.

Os cargos e espaço em disputa são referentes ao Incra, a Codevasf, CBTU, Dnocs, Porto de Maceió, entre outros.