Épolítica
Prefeitura de São Miguel dos Milagres adquire 75 mil testes Covid-19; cidade tem apenas 8 mil habitantes
Município do litoral norte não quis comentar motivos e destinação da alta quantidade do produto
A prefeitura de São Miguel dos Milagres, município integrante da costa dos corais no litoral norte alagoano, distante 96km da capital, adquiriu via pregão eletrônico 75 mil testes para a detecção de Covid-19 no serviço de saúde municipal.
O processo foi publicado no último dia 17 de setembro, e custou aos cofres do município cerca de 263 mil reais. O inusitado, neste caso, é que a pequena localidade, famosa nacionalmente por suas praias paradisíacas, tem apenas 8.063 habitantes, de acordo com as estatísticas oficiais do IBGE para o ano de 2021.
Considerando a população oficial, a prefeitura adquiriu 9,3 vezes mais testes do que a quantidade total da população milagrense, incluindo aí os recem-nascidos, crianças e adolescentes até 17 anos, que não são considerados os grupos prioritários da doença.
De acordo com documento oficial da prefeitura de São Miguel dos Milagres, obtido pelo Portal 7 Segundos, duas empresas foram as vencedoras do pregão eletrônico número 023/2021, relativo ao processo administrativo 20210507001. A Flash Prestação de Serviços Eirelli EPP consta como a fornecedora de 2.250 kits, ao preço de R$ 112,00 cada, enquanto outra empresa, Moreira Distribuidora de Medicamentos Eirelli, ficou responsável pelo fornecimento de outros 750 kits, a R$ 15,80.
Cada um desses kits, fornecidos por ambas as empresas, contém 25 testes rápidos para detecção da Covid-19. Ao todo, a Flash Prestação de Serviços é a respónsável pelo fornecimento de 56.250 testes, enquanto a Moreira Distribuidora, por outros 18.750 unidades, perfazendo um total de 75 mil unidades do produto.
Em pesquisa junto a órgãos contábeis, o Portal 7 Segundos confirmou que a Flash Prestação de Serviços é uma empresa sediada em Cariacica/ES. Em seus registros, constam 90 atividades econômicas principais e secundárias, dentre elas as de fabricação de brinquedos e jogos recreativos, fabricação de letreiros e placas e comércio varejista de bebidas.
Já a empresa Moreira Distribuidora é sediada em Campo Alegre, e tem registro mais tradicional – apenas uma atividade principal e cinco atividades secundárias, a maioria voltada para o ramo médico.
Nos dois documentos obtidos pela reportagem, não há especificação de datas para recebimento dos produtos, nem por qual período serão utilizados ou prazos de validade. A assessoria de comunicação da prefeitura foi questionada sobre o tema, mas até o fechamento desta matéria ainda não havia retornado os contatos – o conteúdo será atualizado assim que houver resposta.
Sobre o blog
Blog focado em política.