70% dos brasileiros são contra suplentes no Senado
Eleitos juntamente com o senador, os dois vice ganham mandato pelos mesmos oito anos
Pesquisa aponta que 71,1% dos brasileiros discordam do meio de sucessão utilizado pelo Senado quando um parlamentar se afasta. É o que indica o levantamento exclusivo feito pelo Instituto Paraná Pesquisas a pedido do R7 Planalto.
Atualmente, um suplente deste senador assume o cargo, e não o candidato seguinte com mais votos na eleição, que não tenha conseguido o cargo.
Contra esta maioria, 22,0% da população concorda com o regime de suplentes em vigor na casa e outros 6,9% não quiseram ou não souberam opinar sobre o tema.
Este predominância de contrariedade à ideia de suplentes vai ao encontro do que aponta outra pesquisa exclusiva do R7 Planalto, com relação aos cargos de vice.
Os suplentes, assim como os vices, são eleitos juntamente do senador. Suas fotos e nomes aparecem abaixo do candidato na hora do voto na urna eletrônica.
Cada um dos 81 parlamentares tem direito aos dois substitutos, ou seja, no Senado Federal são 162 pessoas apenas esperando casos de morte, cassação, renúncia ou licença superior a 120 dias para assumir um mandato.
A principal função de um suplente é garantir a representação de um estado, mesmo na ausência do titular do cargo, mantendo a equidade presente na casa.
De acordo com o levantamento, a crítica aos suplentes é maior entre os homens (72,1% são contrários ante 70,2% das mulheres), eleitores com idades entre 45 e 59 anos (72,8%) e eleitores com Ensino superior (77,8%). Por regiões, são os moradores do Norte e Centro-Oeste (agrupados) que mais apoiam o fim do regime atual, com 73,2%.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas com 2.184 brasileiros maiores de 16 anos, em 170 municípios de 26 Estados e do Distrito Federal. As entrevistas foram realizadas por telefone entre os dias 17 e 20 de julho de 2019. A amostra tem grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2 pontos percentuais para os resultados gerais.
Veja também
Últimas notícias
Festividades de 101 anos movimentam economia local e lotam hotéis de Arapiraca
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 7 milhões
Maceió retoma a vacinação contra a Influenza para todos os grupos prioritários
Cibele Moura pede apoio para aprovação de projeto em prol de mulheres grávidas em cursos
Hospital de Emergência do Agreste leva conscientização sobre prevenção do AVC
Soja, terras raras e tarifas: O que acordaram Trump e Xi em reunião
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
