'Problema é onde buscar dinheiro', diz Bolsonaro sobre Renda Cidadã
Programa que deverá substituir Bolsa Família segue sem fonte de recursos
Com as contas no vermelho e pressionado pelo teto de gastos, que limita as despesas públicas, o governo federal não encontrou ainda uma fonte de recursos para criar um novo programa social que possa substituir o Bolsa Família e ainda incluir mais famílias que estão hoje no auxílio emergencial. Quando nascer, será o Renda Cidadã.
O presidente Jair Bolsonaro explica, com exclusividade ao R7 Planalto, que tem conversado com parlamentares e a equipe econômica sobre o assunto, mas que o impasse continua.
"O grande problema é onde você vai buscar dinheiro", diz. "A gente se preocupa, o pessoal conversa comigo, mas geralmente, quando aponta a fonte, não tem condições da gente prosseguir", explica Bolsonaro.
O presidente já disse que não vai tirar dinheiro dos pobres para repassar aos paupérrimos, uma referência à proposta de acabar com o abono salarial e o seguro-defeso para criar o novo programa social.
Nesta terça-feira, para apoiadores, o presidente disse esperar que não seja preciso um novo auxílio emergencial.
"Esperamos que não seja necessário. Eu espero que não seja necessário porque é sinal de que a economia vai pegar e não teremos novos confinamentos no Brasil. Desde o começo, nunca apoiei essa ideia do isolamento. Fui pelo isolamento vertical, mas, infelizmente, a decisão coube aos governadores e prefeitos", relembrou.
"Se não fosse toda aquela quantidade de auxílio que nós fizemos, entre eles, o emergencial, realmente, a economia tinha quebrado no Brasil. A gente espera que não seja necessário e que o vírus esteja, realmente, de partida do Brasil", declarou.
O auxílio emergencial termina em dezembro. No Congresso e dentro da discussão do Orçamento, são analisadas propostas para ampliar e remodelar o Bolsa Família e Criar o Renda Cidadã.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
