Rios começam a baixar, mas Acre tem mais de cem mil desabrigados por enchentes
Das dez cidades acreanas atingidas pela cheia dos rios, pelo menos oito delas estão com vazante (diminuição no nível das águas) e com estabilidade após os rios baixarem alguns centímetros, entre o sábado (20) e o domingo (21).
Entre as cidades que apresentaram vazante está a capital acreana, Rio Branco. O Rio Acre chegou à cota de 15, 49 metros na manhã deste domingo. No interior do estado, as cidades de Feijó (14,22), Tarauacá (10,10), Sena Madureira (18,04), Santa Rosa do Purus (6,99), Jordão e Rodrigues Alves (sem régua) também começaram a baixar.
Em número atualizados neste domingo, a Defesa Civil estima ainda 118.496 pessoas atingidas pelas enchentes, mas o Acre chegou a ter 130 mil pessoas atingidas de alguma forma pela cheia dos rios na capital e no interior do estado. A Defesa Civil considera atingidas pela cheia casas onde a água chegou, desabrigando ou não os moradores.
Mesmo com a vazante dos rios, o número ainda deve aumentar por causa dos efeitos pós-cheia.
O governador do Acre, Gladson Cameli, decretou, na terça-feira (16) situação de emergência devido à cheia dos rios e também pelo surto de dengue, crise migratória na fronteira do Acre com o Peru e a falta de leitos de UTI para pacientes com Covid-19.
Maior cheia do Juruá
Com maior número de pessoas atingidas com a cheia no Acre, Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade do estado tem mais de 30 mil pessoas atingidas pelas águas do Rio Juruá e seus afluentes. O município decretou situação de emergência na segunda-feira (15); o decreto é válido por 60 dias.
Conforme dados da prefeitura, Cruzeiro do Sul tem mais de 200 pessoas desabrigadas e cerca de 1,2 mil desalojadas, que tiveram que deixar suas casas temporariamente. Em Cruzeiro do Sul são 33 mil famílias atingidas pela cheia.
O Rio Juruá chegou a 14,36 metros na medição das 15h de sábado (20). Essa pode ser a maior cheia já registrada no Juruá, desde que o manancial ultrapassou a marca de 14,20 metros em fevereiro de 2017. Neste domingo (21), o rio apresentou vazante e chegou à cota de 14,31 metros.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/N/M/1YYvZBRaePAbDMET1F5Q/whatsapp-image-2021-02-20-at-11.34.19.jpeg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/W/F/IMoZYSQAG4GTxbo9PBCA/sena.jpg)
Últimas notícias
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
