Turismo

Estabelecimentos de Porto de Pedras aderem ao Selo Turismo Responsável

Selo identifica estabelecimentos que cumprem protocolos contra a Covid-19

Por 7Segundos, com AMA 05/07/2021 10h10
Estabelecimentos de Porto de Pedras aderem ao Selo Turismo Responsável
Selo Turismo Responsável - Foto: Ascom AMA

Para que os turistas se sintam mais seguros a viajar e frequentar estabelecimentos de lazer foi criado, em 2020, o “Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro”, conferido aos locais que se comprometem a cumprir protocolos para a prevenção da Covid-19. Neste mês, o Ministério do Turismo chegou a 28.200 selos emitidos para prestadores de serviços e guias de turismo em todo o país.

Em Porto de Pedras, uma das cidades turísticas do litoral Norte de Alagoas, 27 empreendimentos e pessoas já têm o Selo Turismo Responsável e seguem os protocolos sanitários estabelecidos. Na cidade localizada a 100 km de Maceió. Os turistas podem conferir atrativos como piscinas naturais, praias de águas mansas e mornas, história, cultura, artesanato e gastronomia.

A secretária municipal de Turismo, Zélia Cavalcanti destaca a importância desse selo e fala do compromisso do prefeito Henrique Vilela de apoiar o setor a se adequar à nova realidade e em garantir a confiança das pessoas que frequentam hotéis, bares, restaurantes e meios de transportes. “Nosso objetivo é divulgar a existência do selo e estimular que todos os atores do turismo na cidade obtenham o selo, a exemplo do trabalho que fizemos para conquistar o selo “Safe Travels” para o município”.

Como obter o selo

O selo é totalmente gratuito e para solicitá-lo, é preciso estar com situação regular no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). O interessado precisa acessar o site do projeto, ler as orientações previstas no protocolo e aderir à autodeclaração de que atende aos pré-requisitos determinados. Com tudo preenchido, o solicitante é encaminhado para uma área do site onde pode fazer o download do selo e imprimir para colocar no estabelecimento.

Este selo é diferente do título conferido pelo Safe Travels do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), um reconhecimento pela adoção de protocolos de biossegurança contra o novo coronavírus. É o caso de Porto de Pedras, que adota protocolos globais de saúde e higiene no contexto da Covid-19.

O Safe Travels foi criado pelo WTTC para inspirar a confiança de viajantes e impulsionar a retomada do turismo. Gloria Guevara, presidente e CEO da entidade, destaca vantagens do reconhecimento. “À medida que a popularidade do selo continua a crescer, os viajantes serão mais facilmente capazes de reconhecer os destinos em todo o mundo que adotaram esses importantes protocolos globais”, observa.