Bolsonaro sugere alteração de lei para permitir redução do ICMS
'Quem sabe possamos mexer na LRF [Lei de Responsabilidade Fiscal] em momentos como este de pandemia', afirmou o presidente
O presidente Jair Bolsonaro sugeriu uma eventual alteração na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para permitir a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de combustíveis. Ele afirmou também que não quer briga com os gestores estaduais, mas sim um bom entendimento. As declarações foram dadas no início da tarde desta quarta-feira (29) em evento em Roraima.
“Para um governador diminuir o valor nominal desse imposto [ICMS], ele terá que criar um outro pela LRF. Quem sabe possamos mexer na LRF para que, em momentos como este de pandemia, se possa alterar o valor nominal desse imposto para o bem de todos?”, perguntou.
Ele defendeu o projeto de lei (PL) que propõe fixar o valor do ICMS em todos os estados. “O que diz esse projeto sobre o ICMS: diz que o valor do mesmo não será mais um percentual, mas um valor fixo que poderá ser arbitrado pelo respectivo governador. Assim sendo, nós não estamos interferindo no ICMS; afinal de contas, isso não é competência minha”, disse.
Bolsonaro disse que conversou com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que afirmou que poria o projeto em votação nesta quarta (29) ou nesta quinta-feira (30).
Lira teria dado a garantia ao presidente da República na viagem que fizeram nesta terça-feira (28) a Alagoas, reduto eleitoral do presidente da Câmara. Na ocasião, Lira fez um discurso e também defendeu o PL.
Desta vez, Bolsonaro afirmou que a fixação do valor do ICMS pelos estados vai permitir a comparação e a eventual responsabilização pelo preço dos combustíveis. “Ao fixar um valor, vocês poderão comparar esse valor com o valor do imposto federal, bem como com a margem de lucro do dono do posto, bem como do valor do transporte. E vocês poderão saber onde é a causa da gasolina, do diesel, do etanol, estar no valor atual”, disse.
Últimas notícias
Prefeitura de Guarulhos reconhece programa Gigantinhos como referência nacional na primeira infância
Moraes nega visita de Valdemar Costa Neto e Magno Malta a Bolsonaro
Polícia Civil recupera dois geradores de energia provenientes de estelionato
Rede estadual alinha objetivos e estratégias para ano letivo 2026 na Jornada Pedagógica
Coelhos são resgatados vivos da garganta de pelicano em zoológico na China
Morre aos 93 anos Nivaldo Jatobá, ex-prefeito de São Miguel dos Campos
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
