Brasil

Brasil joga Copa América pela primeira vez sem Marta

A atacante de 36 anos já vinha sendo usada por minutos limitados pela técnica Pia Sundhage

Por UOL 09/07/2022 08h08
Brasil joga Copa América pela primeira vez sem Marta
Marta em treino no Japão - Foto: Sam Robles/CBF

A seleção brasileira entra em campo na noite de hoje (9), às 21h, para o jogo de estreia na Copa América feminina, contra a Argentina. Com elenco renovado, sem a presença de Marta, a equipe comandada por Pia Sundhage vai em busca do octacampeonato e, consequentemente, das vagas diretas na Copa do Mundo de 2023 e Olimpíadas em 2024.

Das 23 jogadoras convocadas para o torneio, 18 nunca participaram da Copa América feminina, entre elas estão Angelina e Duda Sampaio. As novidades fazem parte do processo de renovação iniciado após as Olimpíadas de Tóquio pela técnica Pia, que busca novos nomes e lideranças para dar continuidade ao trabalho das veteranas Marta, Cristiane e Formiga e, assim, chegar forte no Mundial do ano que vem.

É a primeira vez que Marta desfalcará a seleção brasileira em um grande torneio desde que chegou à seleção. A jogadora que já foi seis vezes eleita a melhor do mundo sofreu uma lesão no ligamento do joelho esquerdo, passou por cirurgia e está em recuperação.

A atacante de 36 anos já vinha sendo usada por minutos limitados pela técnica Pia Sundhage. A sueca ainda abriu mão de Cristiane e sofreu com a aposentadoria de Formiga. Sem o trio de jogadores que foi a base da seleção vitoriosa dos últimos anos, é preciso buscar novas lideranças. A ideia inicial é fazer um rodízio de braçadeira entre as atletas, mas Tamires e Debinha já pulam na frente como referências pelas companheiras.