Em três meses, maternidade do Hospital Regional da Mata faz quase 200 partos
Unidade é referência para 12 municípios e oferece parto humanizado para a população da Zona da Nata alagoana
Em três meses e meio de funcionamento, a maternidade do Hospital Regional da Mata, localizada no município de União dos Palmares, já realizou 196 partos, sendo um deles gemelar, o que representa 197 bebês nascidos, sendo 77 por cesariana e 119 de parto normal.
Em funcionamento desde o dia 1º de dezembro do ano passado, a unidade, que é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é referência para a III Região de Saúde de Alagoas, assegurando partos humanizados e disponibilizando uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com 10 leitos.
Entre os 197 bebês que nasceram na maternidade está a pequena Laylla Sophia, que veio ao mundo pesando 3,58 quilos e medindo 52 centímetros, depois de quatro horas de trabalho de parto seguro e humanizado. A mãe da criança, Arielly Bezerra, contou com o auxílio da equipe multiprofissional e as duas receberam alta rapidamente. “Quero agradecer ao Hospital Regional da Mata por ter me acolhido, e a todos pelo suporte, por toda atenção e carinho”, disse Arielly.
A diretora-geral do hospital, Geany Vergeth, afirmou que se deparou com muitos desafios na gestão da unidade e que a humanização e acolhimento às gestantes de 11 municípios da III Região de Saúde são alguns deles. “Queremos que todas as gestantes que chegam aqui na maternidade passem por essa experiência da melhor forma possível”, disse.
Além de todo cuidado, a gestora ressalta que a unidade oferta exames como ultrassonografia, assistência ao recém-nascido em alojamento conjunto, vacinação e todos os testes de triagem neonatal. "Também garantimos o registro de nascimento e o Cartão do SUS. Já tivemos quase 200 partos realizados na unidade, e a cada dia que passa nossa maternidade vem se tornando referência na região”, salientou a gestora.
De acordo com o Ministério da Saúde, a cada ano acontecem no Brasil aproximadamente 3 milhões de nascimentos, com cerca de 98% deles ocorrendo em hospitais. Ainda de acordo com o MS, as intervenções médicas durante o parto, quando necessárias, devem considerar os aspectos emocionais, humanos e culturais vividos no processo.
Conforme as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal, podem ocorrer durante o trabalho de parto intervenções baseadas em evidências, em circunstâncias apropriadas. Devem ser considerados cuidados gerais, informação e comunicação respeitosa com a parturiente, apoio físico e emocional com acompanhante da sua escolha, dieta ideal, medidas de assepsia para o parto vaginal e avaliação do bem-estar fetal.
Sobre o hospital
Construído pelo Governo de Alagoas, o Hospital Regional da Mata foi inaugurado no dia 5 de dezembro de 2020 e a maternidade funciona desde 1º de dezembro do ano passado. A unidade é de porta aberta, possui assistência de urgência e emergência e é especializada em clínica médica, ortopedia, neurologia, neurocirurgia, cirurgia geral e cardiovascular, nefrologia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, radiologia e cardiologia. Além disso, realiza exames laboratoriais, tomografia, ultrassonografia, Raios-X, eletrocardiograma, ecocardiograma e hemoterapia.
Últimas notícias
Dois suspeitos de crimes são mortos em confronto com policiais na Rota dos Milagres
Grupo encapuzado mata homem e adolescente com tiros na cabeça em Maceió
Polícia prende dois suspeitos de chacina ocorrida em Arapiraca em 2008
[Vídeo] Homem é preso após soldar porta da casa da ex durante briga por imóvel em Maceió
PRF anuncia Operação Tiradentes nas rodovias federais de Alagoas
Homem é preso após perseguir e tentar agredir ex-companheira em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
