Comenda Jorge de Lima é aprovado em 2º turno no Plenário da Assembleia Legislativa
Projeto do deputado Alexandre Ayres institui honraria para homenagear personalidades que se destaquem na cultura alagoana
Com 19 votos favoráveis, nenhum contrário e também nenhuma abstenção, foi aprovado em 2º turno, na tarde desta quinta-feira (3), no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE/AL), o Projeto de Resolução (PR) 9/2023 do deputado estadual Alexandre Ayres (MDB) que institui a Comenda Jorge de Lima. A proposta visa homenagear personalidades alagoanas que se destaquem em razão de contribuições culturais, em especial nos ramos da poesia, da literatura e das artes plásticas.
A honraria será conferida a personalidades físicas ou jurídicas que se destaquem na cultura alagoana e trata-se de uma honraria importantíssima para Alagoas. “Jorge de Lima tem uma contribuição enorme para a nossa cultura, foi poeta, ensaísta, romancista e filósofo. Essa Comenda visa reconhecer o trabalho daquelas personalidades que atuam na cultura em nosso estado. É mais um marco para nossa Alagoas”, disse o deputado.
De acordo com o projeto, a Comenda Jorge de Lima poderá ter formato variado, seja como medalha com a efígie de Jorge Matheus de Lima e/ou objeto de arte alagoana, pin e diploma correspondente, de acordo com o projeto de resolução.
"A honraria será concedida pelo Presidente da Assembleia Legislativa e a entrega poderá ser feita, anualmente, em sessão solene, exclusivamente convocada para esse fim, preferencialmente no dia 23 do mês de abril, em lembrança à data de nascimento do grande alagoano", detalha o texto.