Lula conversa com presidente de Israel por telefone
Recentemente, houve a liberação para a saída dos 32 brasileiros que estavam na Faixa de Gaza
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou, na tarde desta quinta-feira (16), com o presidente de Israel, Isaac Herzog, por telefone. A ligação foi feita do Palácio do Planalto. Na conversa, que durou cerca de 40 minutos, Lula agradeceu pelo apoio na liberação do grupo que estava na Faixa de Gaza e pediu ajuda para a saída dos brasileiros que ainda estão na região. Herzog respondeu que os esforços serão feitos com "a devida rapidez", informou o Palácio do Planalto em nota.
O presidente de Israel demonstrou-se preocupado com as pessoas sequestradas pelo grupo terrorista Hamas e pediu ao petista que reforce o apelo pela libertação do reféns. Entre os raptados, de acordo com Herzog, há também cidadãos da América Latina. Segundo o Planalto, Lula se comprometeu a interceder pelo pedido e reforçou o repúdio a atos antissemitas.
Recentemente, houve a liberação para a saída dos 32 brasileiros que estavam em Gaza, região onde o conflito entre Israel e o Hamas é mais intenso. O grupo desembarcou em solo nacional na noite da última segunda-feira (13). O governo federal tenta articular a retirada de mais brasileiros que estão na região.
Na chegada dos repatriados, Lula declarou que o Brasil vai "continuar brigando pela aprovação da segunda lista", para a liberação de mais brasileiros que estão em Gaza. Lula dirigiu a afirmação ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, depois de ouvir o relato do repatriado Hasan Rabee, que contou que a mãe e a irmã não conseguiram ter o nome aprovado na segunda lista.
"A gente vai tentar fazer todo o esforço que tiver ao alcance da diplomacia brasileira, para a gente tentar trazer todos os brasileiros que lá estão e que querem vir ao Brasil. Ainda tem gente para trazer da Cisjordânia, tem mais gente na Faixa de Gaza. Enquanto tiver lista e possibilidade de a gente tirar uma só pessoa da Faixa de Gaza, a gente vai estar à disposição para mandar buscar as pessoas", disse Lula.
Veja também
Últimas notícias
Homem é atingido no queixo por pedrada durante agressão sem motivação aparente em Arapiraca
Jovem de 20 anos é assassinado a tiros na zona rural de São Sebastião
Drogas enterradas são localizadas em imóvel abandonado em Arapiraca
Homem tenta se desfazer de sacola, mas acaba preso por tráfico de drogas em Arapiraca
Homem é baleado na cabeça e na mão durante ataque a tiros em Arapiraca
Turista do Rio de Janeiro é preso suspetio de estupro no Litoral Sul de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
