Lula conversa com presidente de Israel por telefone
Recentemente, houve a liberação para a saída dos 32 brasileiros que estavam na Faixa de Gaza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou, na tarde desta quinta-feira (16), com o presidente de Israel, Isaac Herzog, por telefone. A ligação foi feita do Palácio do Planalto. Na conversa, que durou cerca de 40 minutos, Lula agradeceu pelo apoio na liberação do grupo que estava na Faixa de Gaza e pediu ajuda para a saída dos brasileiros que ainda estão na região. Herzog respondeu que os esforços serão feitos com "a devida rapidez", informou o Palácio do Planalto em nota.
O presidente de Israel demonstrou-se preocupado com as pessoas sequestradas pelo grupo terrorista Hamas e pediu ao petista que reforce o apelo pela libertação do reféns. Entre os raptados, de acordo com Herzog, há também cidadãos da América Latina. Segundo o Planalto, Lula se comprometeu a interceder pelo pedido e reforçou o repúdio a atos antissemitas.
Recentemente, houve a liberação para a saída dos 32 brasileiros que estavam em Gaza, região onde o conflito entre Israel e o Hamas é mais intenso. O grupo desembarcou em solo nacional na noite da última segunda-feira (13). O governo federal tenta articular a retirada de mais brasileiros que estão na região.
Na chegada dos repatriados, Lula declarou que o Brasil vai "continuar brigando pela aprovação da segunda lista", para a liberação de mais brasileiros que estão em Gaza. Lula dirigiu a afirmação ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, depois de ouvir o relato do repatriado Hasan Rabee, que contou que a mãe e a irmã não conseguiram ter o nome aprovado na segunda lista.
"A gente vai tentar fazer todo o esforço que tiver ao alcance da diplomacia brasileira, para a gente tentar trazer todos os brasileiros que lá estão e que querem vir ao Brasil. Ainda tem gente para trazer da Cisjordânia, tem mais gente na Faixa de Gaza. Enquanto tiver lista e possibilidade de a gente tirar uma só pessoa da Faixa de Gaza, a gente vai estar à disposição para mandar buscar as pessoas", disse Lula.
Veja também
Últimas notícias

Hemoal Maceió retoma coleta de sangue na Unidade Trapiche

Renan Calheiros volta a acenar para JHC e defende aliança em torno do Senado Federal

Em meio a embate sobre IOF no Congresso, Haddad tira uma semana de férias

Falso mecânico desmontava carros de clientes para vender peças ilegalmente com ajuda da mãe

Renan Calheiros sobe o tom contra Lira e dispara: ‘Cuide de sua vida que o MDB vai cuidar da dele’

Festival Municipal de Quadrilhas Juninas começa nesta segunda-feira (16)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
