Quaest: Aprovação de Lula sobe a 46% com Nordeste e Bolsa Família; 51% desaprovam
Alta de três pontos faz aprovação presidencial alcançar menor diferença para desaprovação desde janeiro
A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu pela segunda vez consecutiva e chegou a 46%, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (20). A desaprovação caiu para 51%. A diferença entre os dois índices, agora de cinco pontos, é a menor registrada desde janeiro, quando havia empate técnico.
O levantamento, realizado entre os dias 13 e 17 de agosto com 2.004 entrevistas presenciais em todo o país, tem margem de erro de dois pontos percentuais. Em julho, a aprovação era de 43% e a desaprovação, de 53%.
A alta da aprovação foi puxada principalmente pelo Nordeste, onde Lula subiu sete pontos e atingiu 60% de aprovação, a maior registrada em 2025. No mesmo período, a desaprovação na região caiu para 37%. Também houve crescimento entre os eleitores com 60 anos ou mais, com aprovação passando de 48% para 55% e desaprovação caindo para 42%.
Entre beneficiários do Bolsa Família, a aprovação avançou dez pontos e chegou a 60%, enquanto a desaprovação recuou para 37%. No grupo que não recebe o benefício, a aprovação é de 43% e a desaprovação, de 54%.
O desempenho de Lula também melhorou no Sul (38% de aprovação, ante 35% em julho) e no Centro-Oeste/Norte (44%, ante 40%). No Sudeste, a variação ficou dentro da margem de erro, com aprovação em 42% e desaprovação em 55%.
Por faixa de renda, o avanço mais expressivo foi entre os que ganham até dois salários mínimos: a aprovação subiu de 46% para 55%, superando a desaprovação (40%). Entre quem ganha acima de cinco salários, a desaprovação segue elevada, em 60%.
A percepção sobre o preço dos alimentos também melhorou. Agora, 18% dizem que os preços caíram — eram 8% na pesquisa anterior. Outros 60% ainda veem alta, mas o número caiu em relação aos 76% registrados em julho.
A Quaest também identificou efeito positivo da atuação do presidente diante da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Segundo o instituto, 48% dos entrevistados consideram que Lula e o PT estão agindo corretamente na condução do tema, contra 28% que citaram o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados.
Apesar da melhora nos índices, a avaliação negativa do governo ainda supera a positiva: 39% dos eleitores classificam o governo como ruim ou péssimo, enquanto 31% consideram a gestão boa ou ótima. Outros 27% avaliaram como regular.
Veja também
Últimas notícias
Câmara aprova em 1º turno PEC com repasse do lucro de bets à segurança
EUA: Senado nega proposta para limitar poder de Trump em guerra no Irã
Polícia quer quebrar sigilo telefônico de réus por estupro coletivo
Arapiraca inicia programação do mês da mulher com ação de valorização na Praça Marques da Silva
Justiça mantém prisão de Vorcaro e cunhado em audiência de custódia
Caio Bebeto aciona MP após reclamação de aluno sobre acessibilidade em universidade
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
