Quaest: Aprovação de Lula sobe a 46% com Nordeste e Bolsa Família; 51% desaprovam
Alta de três pontos faz aprovação presidencial alcançar menor diferença para desaprovação desde janeiro

A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu pela segunda vez consecutiva e chegou a 46%, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (20). A desaprovação caiu para 51%. A diferença entre os dois índices, agora de cinco pontos, é a menor registrada desde janeiro, quando havia empate técnico.
O levantamento, realizado entre os dias 13 e 17 de agosto com 2.004 entrevistas presenciais em todo o país, tem margem de erro de dois pontos percentuais. Em julho, a aprovação era de 43% e a desaprovação, de 53%.
A alta da aprovação foi puxada principalmente pelo Nordeste, onde Lula subiu sete pontos e atingiu 60% de aprovação, a maior registrada em 2025. No mesmo período, a desaprovação na região caiu para 37%. Também houve crescimento entre os eleitores com 60 anos ou mais, com aprovação passando de 48% para 55% e desaprovação caindo para 42%.
Entre beneficiários do Bolsa Família, a aprovação avançou dez pontos e chegou a 60%, enquanto a desaprovação recuou para 37%. No grupo que não recebe o benefício, a aprovação é de 43% e a desaprovação, de 54%.
O desempenho de Lula também melhorou no Sul (38% de aprovação, ante 35% em julho) e no Centro-Oeste/Norte (44%, ante 40%). No Sudeste, a variação ficou dentro da margem de erro, com aprovação em 42% e desaprovação em 55%.
Por faixa de renda, o avanço mais expressivo foi entre os que ganham até dois salários mínimos: a aprovação subiu de 46% para 55%, superando a desaprovação (40%). Entre quem ganha acima de cinco salários, a desaprovação segue elevada, em 60%.
A percepção sobre o preço dos alimentos também melhorou. Agora, 18% dizem que os preços caíram — eram 8% na pesquisa anterior. Outros 60% ainda veem alta, mas o número caiu em relação aos 76% registrados em julho.
A Quaest também identificou efeito positivo da atuação do presidente diante da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Segundo o instituto, 48% dos entrevistados consideram que Lula e o PT estão agindo corretamente na condução do tema, contra 28% que citaram o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados.
Apesar da melhora nos índices, a avaliação negativa do governo ainda supera a positiva: 39% dos eleitores classificam o governo como ruim ou péssimo, enquanto 31% consideram a gestão boa ou ótima. Outros 27% avaliaram como regular.
Veja também
Últimas notícias

Caminhão tomba e derruba árvore na BR-101 em Colônia Leopoldina

PL de Cibele Moura exige consulta antes da aprovação automática em escolas estaduais

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3
![[Vídeo] Operação Caverna desarticula organização criminosa ‘Tropa do Urso’ no Vergel do Lago](https://img.7segundos.com.br/ZuBM0NawUJHbnbyg97Y48VwyiY8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-20-at-085823.jpeg)
[Vídeo] Operação Caverna desarticula organização criminosa ‘Tropa do Urso’ no Vergel do Lago
![[Vídeo] Líder do PCC em Alagoas é preso enquanto abastecia carro no interior de São Paulo](https://img.7segundos.com.br/5-0IPtHZ9dvwHKQt2CeHJqQN1DU=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/armeiro-jundiai-1.webp)
[Vídeo] Líder do PCC em Alagoas é preso enquanto abastecia carro no interior de São Paulo

Vacinas oncológicas e imunoterapias estão no centro de audiência da senadora dra. Eudócia no Ministério da Saúde
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
