Produtor cultural lança projeto de salvaguarda no Litoral Norte de Alagoas
Projeto Crôa tem como objetivo trazer visibilidade ao patrimônio cultural das comunidades locais
Criado por Vinícius Rudney, estreou no final de agosto o Projeto Crôa, que visa implementar ações de pesquisa e salvaguarda/preservar, valorizar e difundir o patrimônio cultural das comunidades do litoral norte de Alagoas.
Com seu primeiro episódio intitulado “Manguaba”, a série documental irá realizar um levantamento e mapeamento das manifestações culturais e ofícios presentes nas comunidades locais e produzir mini-filmes com depoimentos documentais sob a perspectiva das pessoas inseridas no território.

A metodologia do Crôa passa por etapas de mapeamento participativo, registros documentais, realização de entrevistas com pessoas da comunidade, resultando em quatro episódios audiovisuais documentais; e posteriormente, além da internet, os episódios poderão ser exibidos em escolas públicas da rede de ensino.
A expectativa é que o projeto traga maior visibilidade ao patrimônio cultural dessas comunidades. Fortalecendo a identidade cultural, gerando consciência comunitária sobre seu valor e estimular a continuidade de tradições entre as gerações mais novas.
Intuito do Projeto
De acordo com o idealizador, Vinicius Rudney, o projeto foi idealizado pois há um processo de apagamento e esquecimento da identidade local decorrente do turismo desordenado na região, que impactou muito a cultura local na última década.
Somado a isso, em decorrência da pandemia do COVID-19, muitas pessoas que detinham saberes e tradições faleceram. Esses dois pontos fizeram Rudney perceber que a memória local precisa se manter viva e o Projeto Crôa poderia servir de apoio para que as gerações mais novas do Litoral Norte de Alagoas tenham acesso às histórias da sua própria comunidade e da sua identidade.
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

O primeiro episódio
Situado no Rio Manguaba, a primeira instância do documentário é baseado não só na percepção de Rudney, mas na necessidade de evidenciar onde ele cresceu e onde a sua identidade se desenvolveu; a construção desse episódio mantém viva a memória relacionada a alguns ofícios, tradições e histórias de pessoas do território.
O criador dedica também o episódio à sua avó, Maria da Apresentação Anselmo, que foi braço de apoio para a sua comunidade no bairro Salinas, comunidade formada às margens do Rio Manguaba. Para os próximos episódios, o projeto prevê sua execução em outros municípios do Litoral Norte de Alagoas.
O projeto pode ser acessado pelo Instagram @projetocroa e o episódio pode ser visto a seguir:
Sobre o idealizador
Vinicius Rudney é graduando em Direito pela Universidade Federal de Alagoas. Escritor, pesquisador, produtor cultural e trabalha com audiovisual esporadicamente. A sua atuação dentro do setor cultural vem desde 2017 e no viés socioambiental desde os 9 anos de idade participando de projetos socioambientais dentro de municípios de Alagoas, incluindo a coordenação do Projeto Jovens Protagonistas da Costa dos Corais (ICMBio), programa voltado para formação socioambiental, política e cultural de jovens na Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais.
No segmento literário, Rudney venceu prêmios pela Secretaria de Cultura de Estado de Alagoas e ao explorar a multilinguagem cultural, foi contemplado com o Prêmio Expressões Culturais para Povos Tradicionais e o Prêmio Ladislau Netto em 2023. Vale destacar a gestão e execução do Projeto Crôa (2025) em Preservação e Difusão Cultural; e Oficina Literária Manguaba (2025). Além disso, mantém uma iniciativa sociocultural de salvaguarda através do Projeto Manguaba, que visa mapear, recuperar e difundir narrativas das comunidades do Litoral Norte de Alagoas, preservando a memória e identidade local através da Literatura.

Últimas notícias
Forças do DF se reúnem para definir estratégia em caminhada de Nikolas
PCAL prende suspeito de homicídio ocorrido em São Sebastião
Prefeito Carlos anuncia Festival de Verão de Rio Largo com atrações nacionais e Camarote Acessível
Homem é vítima de roubo de celular no Centro de Arapiraca
Homem é baleado em tentativa de homicídio em Arapiraca
PM recupera motocicleta roubada horas após crime em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
