Acidentes

Marinha instala barreira de contenção após naufrágio de embarcação em Japaratinga

De acordo com a nota divulgada nesta terça-feira (7), as ações estão concentradas na resposta ao incidente de poluição hídrica provocado pelo naufrágio

Por 7Segundos 07/01/2026 13h01 - Atualizado em 07/01/2026 13h01
Marinha instala barreira de contenção após naufrágio de embarcação em Japaratinga
Equipes realizaram a coleta de amostras na área atingida - Foto: Assessoria

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Alagoas, informou que adotou novas medidas após o naufrágio de uma embarcação pesqueira ocorrido nas proximidades da Barreira do Boqueirão, em Japaratinga, no Litoral Norte de Alagoas. O acidente foi registrado na madrugada da segunda-feira (5).

De acordo com a nota divulgada nesta terça-feira (7), as ações estão concentradas na resposta ao incidente de poluição hídrica provocado pelo naufrágio. No local, foi instalada uma barreira de contenção com o objetivo de restringir e mitigar a dispersão de resíduos oleosos no ambiente marinho.

Além disso, equipes realizaram a coleta de amostras na área atingida. O material será submetido a análise técnica para subsidiar os procedimentos administrativos e ambientais cabíveis.

A Capitania dos Portos de Alagoas segue acompanhando a situação, monitorando a área e atuando de forma integrada com o ICMBio, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e a Prefeitura de Japaratinga.

O caso ganhou repercussão após imagens feitas por turistas e moradores mostrarem a embarcação tombada, com parte da estrutura submersa, a poucos metros da faixa de areia. Até o momento, não há registro de feridos ou vítimas em decorrência do naufrágio. As causas do acidente ainda estão sendo apuradas.

A Marinha reforçou a importância da participação da sociedade na segurança da navegação, na salvaguarda da vida humana no mar e na prevenção da poluição hídrica. Informações ou denúncias podem ser repassadas pelo telefone 185, para emergências marítimas e fluviais, ou diretamente à Capitania dos Portos de Alagoas.