Após 17 anos, Japaratinga destrava IGD do Bolsa Família e volta a receber recursos do Governo Federal
O IGD, que está desbloqueado desde novembro de 2025, é um indicador do Governo Federal que avalia a qualidade da gestão do Bolsa Família nos municípios
O município de Japaratinga registrou um avanço significativo na gestão do Programa Bolsa Família, refletido diretamente na melhoria do Índice de Gestão Descentralizada (IGD). O resultado é consequência de um trabalho intenso das equipes da assistência social, da gestão do prefeito José Severino da Silva – Déo e do vice Jailton dos Santos – Jal, que enfrentaram desafios históricos para reorganizar a gestão e garantir o desbloqueio de recursos que estavam impedidos de serem repassados há bastante tempo.
O IGD, que está desbloqueado desde novembro de 2025, é um indicador do Governo Federal que avalia a qualidade da gestão do Bolsa Família nos municípios, levando em consideração critérios como a atualização do Cadastro Único, o acompanhamento das condicionalidades de saúde e educação e a organização administrativa do programa. O bom desempenho permite o aumento dos repasses destinados ao fortalecimento das ações sociais.
De acordo com a Assistência Social, Maria da Glória de Lima, a melhoria do índice é fruto de um trabalho contínuo, integrado e planejado. “Temos atuado de forma permanente para garantir que os dados das famílias estejam atualizados e que as condicionalidades sejam acompanhadas com responsabilidade. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo”, destacou a secretária e primeira-dama, Maria da Glória de Lima.
O prefeito Déo reafirmou que continuará acompanhando e apoiando a Assistência Social em todos os projetos e programas. “Nosso compromisso é com uma gestão responsável, transparente e humanizada, garantindo que o Bolsa Família cumpra seu papel social e chegue a quem realmente precisa”.
O secretário executivo da Assistência Social, Adelino Rocha, explicou que o avanço só foi possível após enfrentar uma série de desafios. “Encontramos uma situação bastante delicada, com muitas demandas acumuladas e um recurso que estava bloqueado há muito tempo. Foi necessário um trabalho minucioso, técnico e contínuo para organizar processos, regularizar pendências e atender todas as exigências. Hoje, esse resultado representa entrega e compromisso com a política pública”, afirmou.
O coordenador municipal do Bolsa Família, Mackson Quirino também ressaltou o empenho das equipes técnicas e a importância do índice para o fortalecimento do programa. “O IGD reflete diretamente o cuidado com as famílias beneficiárias. Cada acompanhamento, cada atualização cadastral e cada ação realizada fazem diferença para garantir uma gestão mais eficiente”, destacou.
Com a melhoria do IGD e o desbloqueio dos recursos, o município passa a contar com mais investimentos para a estruturação da assistência social, qualificação das equipes e ampliação dos serviços ofertados à população.
A Prefeitura de Japaratinga reforça que o trabalho seguirá de forma permanente, buscando aprimorar a gestão do programa e assegurar dignidade às famílias atendidas.
Veja também
Últimas notícias
Acusado de cometer importunação sexual, ministro do STJ escreve carta a colegas
Pilar se consolida como referência nacional em educação e inspira Maceió a implantar modelo de escola bilíngue
Caminhão tomba no Trevo de Olho d’Água das Flores e provoca lentidão na AL-220
Vítima de atentado em Palmeira dos Índios não resiste e morre após dias internado
Suspeito de liderar Comando Vermelho na Rota dos Milagres morre em confronto com a polícia
Cerca de 50 milhões de pessoas ainda têm dinheiro esquecido nos bancos; veja como buscar os recursos
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
