Diário do Sertão
Deputado pode trocar Assembleia Legislativa e voltar para prefeitura
E as conjecturas políticas se intensificam após as eleições municipais e a aproximação do pleito de 2026.
E um dos nomes que se divulga que poderá não tentar a reeleição é o deputado estadual Inácio Loiola (MDB).
Irmão do desembargador Washington Luiz, ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) e do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), e que foi aposentado compulsoriamente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no ano passado, Inácio deverá ceder sua vaga na Assembleia Legislativa para a sobrinha, Mellina Freitas, atual secretária de Cultura e Economia Criativa de Alagoas.
E qual seria o futuro político de Inácio?
Embora negue que deverá deixar a Casa de Tavares Bastos, especula-se que Inácio deve tentar suceder o sobrinho, Tiago Freitas (MDB), prefeito reeleito de Piranhas, Sertão alagoano.
Mesmo tendo boa votação nos últimos três pleitos, o deputado teve muito trabalho para se reeleger, principalmente na última eleição, quando foi o 18º mais votado.
Em 2014 Inácio teve 38.025, sendo o 6º mais votado; em 2018 ele foi eleito com 7.828 votos, sendo o 19º mais votado e em 2022 foi eleito com 33.270 votos.
Em 2016 Inácio perdeu a eleição de prefeito em Piranhas para a professora Maristela Sena (PP), eleita com 6.921 votos contra 6.651 de Inácio, que já foi prefeito do município.
Maristela, que já integrou o grupo de Inácio, quando foi vice-prefeita de Mellina Freitas, perdeu a reeleição para Tiago, em 2020 e agora, em 2024.