Diário do Sertão

Diário do Sertão

Diário do Sertão

Depois de derrota avassaladora, oposição desaparece em Delmiro Gouveia

27/10/2024 19h07
Depois de derrota avassaladora, oposição desaparece em Delmiro Gouveia

Com uma diferença de 9.686 votos, o Partido dos Trabalhadores (PT), em Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas, ainda contabiliza os efeitos avassaladores de sua derrota nas urnas em 6 de outubro.

Após lançar o ex-prefeito Padre Eraldo (PT), que se tornou inelegível durante a campanha, o partido, na reta final, lançou o nome do empresário Cristóvão Lopes para disputar com a candidata à reeleição, Ziane Costa (MDB), que venceu com 24.630 votos.

Com apenas 4.932 votos, o petista foi superado até pelos números de abstenções, que foram de 9.203 eleitores que não compareceram às urnas.

Mas em Delmiro, não é apenas o Partido dos Trabalhadores que tenta se remontar após a derrota, embora os petistas tenham conseguido eleger dois vereadores, o advogado Renato Torres, que teve 1.330 votos e Ivan do Canal, com 824 votos.

O PDT, do vice-governador Ronaldo Lessa, também é outro partido que saiu ainda menor do que quando tentou disputar a eleição.

Alegando um baixo valor do fundo partidário (R$ 30 mil), para disputar a eleição deste ano, o ex-prefeito Cazuza, desistiu de sua candidatura a prefeito, após, no início do ano, anunciar a candidatura de Padre Eraldo como prefeito, que até hoje, por motivos desconhecidos, deixou o PDT – sem avisar a sua diretoria – se filiando ao PT e levando com ele vários candidatos a vereadores, inclusive os dois petistas que foram eleitos.

Na cidade, os comentários são que a oposição em Delmiro precisa se reinventar, unir-se e trazer para seus quadros a juventude, que não vem sendo ouvida na construção de um projeto político.