Diário do Sertão

Diário do Sertão

Diário do Sertão

Hugo Wanderley, presidente da AMA, profetiza 2025 de muitas dificuldades para prefeitos

28/10/2024 19h07
Hugo Wanderley, presidente da AMA, profetiza 2025 de muitas dificuldades para prefeitos

Fortalecido, após dois mandatos de presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), e eleger o tio, Roberto Wanderley (MDB), para prefeito de Estrela de Alagoas e o primo, Vaval Wanderley (MDB), para sucede-lo na prefeitura de Cacimbinhas, o ainda prefeito Hugo Wanderley, avalia como positiva as eleições municipais em Alagoas.

Segundo ele, a baixa taxa de renovação para prefeitos, que este ano ficou em menos de 5% ou seja, Alagoas só mudou cinco prefeitos (Estrela de Alagoas, Quebrangulo, Joaquim Gomes, Maribondo e Roteiro), foi motivada pela boa avaliação que o eleitorado fez dos gestores.

Hugo destacou que a avaliação positiva dos prefeitos é decorrente do aumento dos recursos, em função dos crescentes repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), do aumento de recursos pós-pandemia e, principalmente, das emendas de custeio na área de saúde e o pagamento dos recursos da privatização (concessão) dos serviços de saneamento.

Porém, o presidente da AMA alerta que as novas gestões devem enfrentar um grande problema logo no primeiro ano de governo, que é a suspensão das emendas de relator, valores que são destinadas principalmente para o custeio na área de saúde. Segundo Hugo, a suspensão desse dinheiro irá deixar, principalmente as cidades menores, com muitas dificuldades.

Na opinião do prefeito, quem passou este ano promovendo grandes festas, com artistas nacionais, será obrigado a diminuir as atrações ou, só priorizar as principais comemorações do município, citando a emancipação, São João e o final de ano.