Diário do Sertão

Diário do Sertão

Diário do Sertão

FPI flagra comunidade Quilombola abandonada de saúde e educação em São José da Tapera

19/08/2025 17h05
FPI flagra comunidade Quilombola abandonada de saúde e educação em São José da Tapera

E a ida da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco, na segunda-feira (18), a localidade de Cacimba de Barro, na zona rural de São José da Tapera, no Sertão de Alagoas, revelou o estado de pobreza, falta de saneamento básico e as dificuldades no acesso à saúde e à educação enfrentadas pelas famílias de Quilombolas que moram no local a diversas décadas.

Reconhecida como área Quilombola desde 2009, as famílias responsabilizam pelo descaso, principalmente, o prefeito do município Jarbas Ricardo (MDB).

Ouvido pelo procurador federal Eliabe Soares, que integra a equipe de Comunidades Tradicionais e Patrimônio Cultural, o líder da comunidade, o quilombola Adelmo Bezerra, mostrou o local onde há cerca de duas décadas funcionou um posto de saúde e que foi fechado pela atual gestão municipal. Desde então o local está abandonado. 

Sem a unidade de saúde, as famílias estão desassistidas, sem acompanhamento médico básico, sem vacinação regular e sem atendimento emergencial, resultando no agravamento das condições de vulnerabilidade. Para terem acesso a saúde, os Quilombolas são obrigados irem até o Povoado Caboclo, única localidade intermediária entre as famílias e a cidade.

As equipes também foram surpreendidas pela falta de acesso à educação no povoado, onde crianças e adolescentes são privados de oportunidades de aprendizagem e forçadas a enfrentar distâncias para terem direito de estudar ou, muitas vezes, diante dos obstáculos, abandonarem os estudos. 

Na prefeitura, nenhum funcionário aceitou falar sobre as denúncias. Perguntados sobre onde estaria o prefeito ou algum contato para falar com ele, a resposta foi que "é proibido repassar o contato do gestor para estranhos e que era provável que ele estivesse fora de Tapera".