Diário do Sertão
FPI flagra comunidade Quilombola abandonada de saúde e educação em São José da Tapera

E a ida da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco, na segunda-feira (18), a localidade de Cacimba de Barro, na zona rural de São José da Tapera, no Sertão de Alagoas, revelou o estado de pobreza, falta de saneamento básico e as dificuldades no acesso à saúde e à educação enfrentadas pelas famílias de Quilombolas que moram no local a diversas décadas.
Reconhecida como área Quilombola desde 2009, as famílias responsabilizam pelo descaso, principalmente, o prefeito do município Jarbas Ricardo (MDB).
Ouvido pelo procurador federal Eliabe Soares, que integra a equipe de Comunidades Tradicionais e Patrimônio Cultural, o líder da comunidade, o quilombola Adelmo Bezerra, mostrou o local onde há cerca de duas décadas funcionou um posto de saúde e que foi fechado pela atual gestão municipal. Desde então o local está abandonado.
Sem a unidade de saúde, as famílias estão desassistidas, sem acompanhamento médico básico, sem vacinação regular e sem atendimento emergencial, resultando no agravamento das condições de vulnerabilidade. Para terem acesso a saúde, os Quilombolas são obrigados irem até o Povoado Caboclo, única localidade intermediária entre as famílias e a cidade.
As equipes também foram surpreendidas pela falta de acesso à educação no povoado, onde crianças e adolescentes são privados de oportunidades de aprendizagem e forçadas a enfrentar distâncias para terem direito de estudar ou, muitas vezes, diante dos obstáculos, abandonarem os estudos.
Na prefeitura, nenhum funcionário aceitou falar sobre as denúncias. Perguntados sobre onde estaria o prefeito ou algum contato para falar com ele, a resposta foi que "é proibido repassar o contato do gestor para estranhos e que era provável que ele estivesse fora de Tapera".
Arquivos
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
