[VÍDEO] IMA e prefeitura iniciam manejo para controle populacional de jacarés em Palmeira dos Índios
Objetivo é buscar convivência segura com répteis que habitam o açude do Goiti
Biólogos, veterinários, engenheiros e técnicos ambientais iniciaram o manejo da população de jacarés do papo-amarelo que habitam no açude do Goiti, em Palmeira dos Índios. O trabalho, que teve início na tarde de sexta-feira (15), tem como objetivo principal o controle populacional e a busca por uma convivência segura entre répteis e humanos no local.
O manejo está sendo executado numa parceria entre o Instituto do Meio Ambiente (IMA), SOS Caatinga, Corpo de Bombeiros e prefeitura de Palmeira, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e ainda com apoio da SMTT e Guarda Municipal.
Segundo a secretaria de Meio Ambiente, Ana Luisa França, nunca houve um estudo populacional, genético ou sexagem dos animais na cidade até o momento. “Nossa intenção é manter a população de jacarés, mas com um controle populacional, além do acompanhamento e análise de saúde e bem-estar desses animais do nosso açude do Goiti”, diz.
A secretaria do Meio Ambiente ainda explica que a ação integra o trabalho de revitalização do açude do Goiti, projeto que prevê a proteção e preservação desses animais. “A medida que a obra for sendo finalizada, os animais que já estiverem bem cuidados retornam para o açude, com o equilíbrio ecológico que é necessário”, reforça Ana Luiza.
Assista o vídeo do trabalho: