Meio ambiente

Palmeira dos Índios recebe a campanha “Coleta ON, Resíduo OFF” para coleta de resíduos eletroeletrônicos e lâmpadas

Projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos em parceria com a Prefeitura

Por 7Segundos 20/10/2021 15h03 - Atualizado em 20/10/2021 16h04
Palmeira dos Índios recebe a campanha “Coleta ON, Resíduo OFF” para coleta de resíduos eletroeletrônicos e lâmpadas
Projeto tem o objetivo de realizar a coleta de resíduos eletroeletrônicos e lâmpadas para um descarte correto - Foto: 7Segundos

Nesta manhã de quarta-feira (20), Palmeira dos Índios recebeu a Campanha “Coleta ON, Resíduo OFF” na Praça da Independência. O projeto tem o objetivo de realizar a coleta de resíduos eletroeletrônicos e lâmpadas para um descarte correto.

A ação foi promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) em parceria com as empresas QUALITEC (responsável pelo descarte correto das lâmpadas usadas) e BIO DIGITAL (responsável pelo descarte correto dos materiais eletroeletrônicos), e que são referência em logística reversa. A Secretaria do Meio Ambiente e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Palmeira dos Índios deram suporte à campanha.

“Contamos com a colaboração da população de Palmeira para trazer suas lâmpadas velhas, computadores, televisores, geladeiras, teclados, equipamentos de informática, cabos e celulares velhos, coisa que a gente não usa e não serve mais para serem utilizados, para a destinação correta desses materiais”, pede a secretaria de Meio Ambiente do município, Ana França.

A secretaria lembra ainda que é inadequado, irregular e ilegal jogar esse tipo de material no lixo comum. “Esses materiais são considerados perigosos por liberarem substâncias tóxicas para o meio ambiente, podem matar animais, e em contato com a água através do lençol freático, a gente também se contamina. Então, existe uma forma adequada de descartar esses materiais e contamos com a ajuda da população de Palmeira”, reforça.

A gerente de resíduos sólidos da Semarh, Elaine Melo explica porque levar este trabalho ao município. “Além de dar a destinação correta a um resíduo descartado de forma inadequada, este projeto é a forma de conscientização para as pessoas entenderem que até esses materiais precisam se diferenciar dos resíduos comuns. Então, trazemos essa campanha aqui ao município para que isso se torne uma rotina da população Palmeirense.”

Os moradores que também querem descartar seu resíduo reciclável (papel, papelão, plástico, alumínio…) podem levar para descarte nos Pontos de Coleta Seletiva (PEV’s) espalhados pelo município. Para a população que não conseguiu levar as lâmpadas e eletroeletrônicos até a Praça da Independência, podem se dirigir com os materiais para descarte na Secretaria de Meio Ambiente até o começo do mês de novembro.