Secretários de Guedes pedem demissão após furo no teto, queda da bolsa e alta do dólar
Bolsonaro vem tomando decisões eleitoreiras para conseguir melhorar sua aprovação, de olho nas eleições 2022, prejudicando a economia
O secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, e o secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, a secretária especial-adjunta do Tesouro e Orçamento, Gildenora Dantas, e o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, Rafael Araujo pediram demissão nesta quinta-feira (21).
O Ministério da Economia e Paulo Guedes perdem estes quatro por “razões pessoais”, que, segundo a pasta, disseram agradecer pela “oportunidade de terem contribuído para avanços institucionais importantes e para o processo de consolidação fiscal do país”.
Suas demissões, no entanto, acontecem durante um turbilhão de crise econômica após o governo Jair Bolsonaro confirmar uma manobra para driblar o teto de gastos e viabilizar um auxílio social de R$ 400 até o final de 2022, ano em que Bolsonaro tentará a reeleição.
Com a confirmação do drible no teto, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, tombou 2,75% e fechou a 107.735 pontos, menor patamar em quase um ano. O dólar comercial subiu 1,92%, a R$ 5,668, maior valor em seis meses.
Como se não fosse o bastante, Bolsonaro anunciou pouco depois, também sem a chancela do ministério, que o governo fará um programa de ajuda financeira para 750 mil caminhoneiros, para amenizar a alta no preço do diesel diesel.
O presidente não explicou de onde virá o dinheiro, mas vem tomando decisões eleitoreiras para conseguir melhorar sua aprovação, de olho nas eleições 2022. Para isso, tenta impedir uma greve de caminhoneiros, marcada para 1º de novembro, e substituir o Bolsa Família, programa bandeira do seu rival, o ex-presidente Lula.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
