Cidades

Projeto Adote Patinhas de Palmeira dos índios ganha destaque e pede doações

Fundadoras da iniciativa trabalham desde o resgate, até achar um lar fixo para os animais

Por 7 Segundos 03/11/2021 15h03
Projeto Adote Patinhas de Palmeira dos índios ganha destaque e pede doações
Após o resgate, animais ainda passam por consultas veterinárias, vacinas e castrações, até achar um lar fixo - Foto: Reprodução: Adote Patinhas

O Adote Patinhas, projeto de Palmeira dos Índios, pede doações para os mais de 18 animais de rua ou em situação de maus tratos resgatados.

Fundado pelas protetoras Aline Cavalcante e Vanique Gabriele, a iniciativa tem como objetivo principal, o resgate e a reabilitação de gatos e cachorros de rua, que sofrem maus tratos, acompanhando os mesmos até sua adoção responsável.

A fundadora conta que, inicialmente, a ideia do Adote Patinhas era somente a divulgação da adoção dos animais. “Eu e Vanique já eramos protetoras independentes, e em junho de 2020 resolvemos criar o Instagram Adote Patinhas apenas para divulgação de animais que estivessem disponíveis para serem adotados. Mas a demanda de animais doentes, acidentados e fêmeas recém-paridas é muito grande, e aí decidimos resgatar e pôr esses animais em lares temporários”, explica Aline.

“E assim que seguimos até hoje. A frente do Adote, somos 3 pessoas, que trabalham desde o resgate até a doação dos animais”, conta a fundadora. O projeto não possui espaço fixo, e após o resgate, os animais ainda passam por consultas veterinárias, vacinas e castrações, até achar um lar fixo.

Aline conta ainda que tem o sonho de instalar comedouros em pontos onde mais circulam animais de rua no município. “Apesar de toda a conscientização e coibição do abandono e maus tratos, as pessoas ainda estão ignorando essa temática. Nossa maior dificuldade hoje, ainda é de um local fixo para cuidar desses animais machucados”.

Além disso, O Adote Patinhas vai até às escolas para levar a conscientização e a posse responsável dos animais. Recentemente, o projeto realizou a primeira edição de um bazar e uma mini feira de adoção, com todo o valor revertido aos gatos e cachorros cuidados pelo projeto.

As doações são feitas através de PIX ou conta em banco das protetoras. Adoções, doações de itens para venda e pedidos de urgência podem ser feitos pelo direct do Instagram @adotepatinhaspdi.