Cidades

Eficiência energética: Casal instala inversor de frequência na Barragem Caçamba

Iniciativa vai reduzir consumo elétrico de 15 a 20% comparado ao nível atual e garantir mais segurança operacional para o abastecimento de Palmeira dos Índios

Por Assessoria 11/11/2021 16h04
Eficiência energética: Casal instala inversor de frequência na Barragem Caçamba
Equipamento permite automatização, segurança e flexibilidade nos processos operacionais - Foto: Assessoria

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) deu mais um passo em seu programa de eficiência energética, na noite dessa quarta-feira (10), ao concluir a instalação de um inversor de frequência na Barragem Caçamba. Esse manancial é responsável por fornecer água para o abastecimento de Palmeira dos Índios.

Sobre o inversor de frequência, o supervisor de Manutenção Eletromecânica da Casal, Gileno Marques, explicou que “é um equipamento com a função de variar a rotação da motobomba com segurança e precisão, seu uso vai reduzir o consumo de energia elétrica em torno de 15% a 20% em comparação ao nível atual”.

Mas o inversor de frequência traz outras vantagens além de economizar na conta de energia. Entre elas, o supervisor destacou a automatização na operação da motobomba e ganhos na eficiência desse equipamento que resultarão num incremento de até 10% no volume do líquido produzido. Com isso, uma maior quantidade de água na adutora vai refletir na melhoria do abastecimento de Palmeira dos Índios.

Além disso, o inversor reforça a continuidade do fornecimento de água. Numa falta de energia, por exemplo, as atividades no manancial serão restabelecidas assim que a eletricidade retornar. “Antes da instalação do inversor de frequência, funcionários da Casal tinham de ir de barco até a balsa flutuante do manancial para fazer manobras na bomba anfíbia”, explicou Gileno.