Através do plantio planejado, agricultor familiar aumenta renda anual para R$ 11 mil
Plantio que antes era restrito de fevereiro a março, hoje é feito durante todo ano

Agnaldo Moura e Silva era um agricultor familiar de Estrela de Alagoas que tinha sérios acúmulos de prejuízos, altos gastos e pouca produção. Até que, em agosto de 2019, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) iniciou a experiência de plantio planejado, para melhorar a produtividade.
O plantio antes era restrito aos meses de fevereiro e março. Hoje, após a assistência técnica da Emater, Agnaldo produz o ano inteiro, alavancando os lucros para conseguir faturar R$ 11 mil por ano. A produção tem pinha, macaxeira e milho.
Para alcançar esses resultados, o processo iniciou com uma coleta da amostra do solo. O intuito é saber a real necessidade e a situação nutricional do solo. Todo o procedimento foi acompanhado pelo técnico extensionista da Emater, Silvio Serafim, que ensinou o agricultor a utilizar práticas conservacionistas, como o uso de palhada na cobertura do solo, o policultivo e maneiras de administrar os recursos existentes na propriedade.
“O uso dessas práticas conservacionistas faz com que o agricultor não necessite usar controle químico na sua propriedade, para ter um melhor aproveitamento da sua área de plantio. Com a melhoria das condições de trabalho, também surgem melhorias na condição de vida”, explicou o técnico.
Agnaldo contou que sempre conheceu o trabalho do Instituto e elogiou a melhoria trazida por meio do serviço de assistência técnica. “Desde que me conheço por gente, ouço falar da Emater. Minha família sempre trabalhou com o Instituto. Toda vez que precisamos, os técnicos vêm nos visitar e ensinar coisas novas”.
10 anos da Emater
Criada em 2011, a Emater completa 10 anos no dia 1° de dezembro de 2021. E, ao longo das próximas semanas, serão divulgados os 10 casos que obtiveram os maiores êxitos durante este período, para dar visibilidade ao trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) realizado pelo Instituto.
A ação visa mostrar a importância destes serviços para o agricultor e para a economia no Estado, pois, quando o campo produz, Alagoas desenvolve.
Últimas notícias

Suspeitos de tráfico em Campo Alegre monitoravam moradores por meio de câmeras

Homem é preso após agredir ex com socos e puxões de cabelo em Lagoa da Canoa

Homem morre após ser baleado em Lagoa da Canoa

Projeto de Cabo Bebeto amplia benefícios fiscais para PCD na compra de veículos em Alagoas

Wanessa Camargo é agredida por Dado Dolabella em bar

Prefeito de Belo Horizonte visita Maceió e elogia projetos inovadores da gestão JHC
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
