Através do plantio planejado, agricultor familiar aumenta renda anual para R$ 11 mil
Plantio que antes era restrito de fevereiro a março, hoje é feito durante todo ano
Agnaldo Moura e Silva era um agricultor familiar de Estrela de Alagoas que tinha sérios acúmulos de prejuízos, altos gastos e pouca produção. Até que, em agosto de 2019, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) iniciou a experiência de plantio planejado, para melhorar a produtividade.
O plantio antes era restrito aos meses de fevereiro e março. Hoje, após a assistência técnica da Emater, Agnaldo produz o ano inteiro, alavancando os lucros para conseguir faturar R$ 11 mil por ano. A produção tem pinha, macaxeira e milho.
Para alcançar esses resultados, o processo iniciou com uma coleta da amostra do solo. O intuito é saber a real necessidade e a situação nutricional do solo. Todo o procedimento foi acompanhado pelo técnico extensionista da Emater, Silvio Serafim, que ensinou o agricultor a utilizar práticas conservacionistas, como o uso de palhada na cobertura do solo, o policultivo e maneiras de administrar os recursos existentes na propriedade.
“O uso dessas práticas conservacionistas faz com que o agricultor não necessite usar controle químico na sua propriedade, para ter um melhor aproveitamento da sua área de plantio. Com a melhoria das condições de trabalho, também surgem melhorias na condição de vida”, explicou o técnico.
Agnaldo contou que sempre conheceu o trabalho do Instituto e elogiou a melhoria trazida por meio do serviço de assistência técnica. “Desde que me conheço por gente, ouço falar da Emater. Minha família sempre trabalhou com o Instituto. Toda vez que precisamos, os técnicos vêm nos visitar e ensinar coisas novas”.
10 anos da Emater
Criada em 2011, a Emater completa 10 anos no dia 1° de dezembro de 2021. E, ao longo das próximas semanas, serão divulgados os 10 casos que obtiveram os maiores êxitos durante este período, para dar visibilidade ao trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) realizado pelo Instituto.
A ação visa mostrar a importância destes serviços para o agricultor e para a economia no Estado, pois, quando o campo produz, Alagoas desenvolve.
Últimas notícias
Leonardo Dias é homenageado pelo CATO e reafirma parceria para fortalecer o tiro esportivo
Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão
Policial Militar suspeito de matar enfermeira se entrega às autoridades em Penedo
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
