Educação

Espaço 4.0 é inaugurado no IFAL de Palmeira nesta sexta-feira (19)

Projeto ofertará cursos na área de tecnologia para jovens em vulnerabilidade social

Por Henrique Interaminense 19/11/2021 10h10 - Atualizado em 19/11/2021 11h11
Espaço 4.0 é inaugurado no IFAL de Palmeira nesta sexta-feira (19)
Espaço 4.0 - Foto: Weverton Bruno

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (19) o evento de inauguração do espaço 4.0, que pretende ofertar cursos na área de tecnologia para jovens em vulnerabilidade social no Campus do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) em Palmeira dos Índios. O senador Rodrigo Cunha e o Reitor do IFAL, Carlos Guedes estiveram presentes.

O Espaço 4.0 é uma iniciativa da Secretaria Nacional da Juventude, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, com objetivo de capacitar jovens de 15 a 29 anos para atuar na produção de protótipos e soluções de alta tecnologia para a indústria e a comunidade.

O laboratório do tipo contêiner está equipado com impressoras 3D, tablets, computadores, kits de internet e de robótica, drones etc e irá comportar a oferta de cursos como Internet das Coisas, Robótica Educacional, Desenvolvimento de Aplicativos Android, Montagem e Manutenção de Computadores e Introdução à Programação Web, com carga horária de 20h e 40h.



"A gente tem dado grandes passou na pesquisa e inovaçao do IFAL, essa inauguração demonstra isso. nos temos vários projetos nessa área para desenvolver os alunos na área acadêmica e pessoal. O aluno que ingressa numa instituição como essa sai transformado e transforma a sociedade ao seu redor. Além de tirar as pessoas de uma situação de vulnerabilidade a alcançar oportunidades de trabalho qualificadas.” Disse a pró-reitora de pesquisa do IFAL, Eunice Palmeira.


O direto do IFAL Palmeira, Roberto Fernandes, diz que o espaço vai trazer desenvolvimento para a região.  Nós produzimos uma educação inclusiva e de qualidade no agreste alagoano que é carente e necessita de desenvolvimento. Esse novo espaço vai trazer inclusão e capacitação de jovens para o mercado de trabalho. Esse está sendo bem conduzido pelos professores do IFAL. E os alunos já estão muito empolgados para conhecer o espaço para conhecer e promover tecnologia. A expectativa é imensa."

O senador Rodrigo Cunha esteve na inauguração do espaço. Ele é Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal. "O espaço 4.0 é muito importante para a região. Estou trazendo esse tema da tecnologia como algo objetivo e que deve ser alcançado pelo estado de alagoas. Tem que apostar em alternativas pra sair do mesmice, quem não tem acesso a tecnologia não consegue se desenvolver, conseguir um bom emprego." disse ele.