Polícia

PRF em Alagoas dá dicas para viajar com segurança no feriado da Consciência Negra

Por Assessoria 19/11/2021 16h04
PRF em Alagoas dá dicas para viajar com segurança no feriado da Consciência Negra
Feriado da consciência negra em Alagoas exige cuidados ao dirigir. - Foto: Ascom PRF/AL

Em Alagoas, é celebrado em 20 de novembro o dia da Consciência Negra, sendo feriado em todos os municípios do estado. Atualmente, a data é comemorada apenas em cinco estados e mais de mil municípios brasileiros.

Vai pegar a estrada nesse período? Atente-se para algumas das principais orientações da PRF para reduzir o risco de acidentes e evitar multas.

Providencie a checagem do automóvel mesmo para pequenas viagens. Faróis acesos para ver e ser visto; pneus calibrados e em bom estado; motor revisado, com óleo e nível da água do radiador em dia.

Lembre-se de verificar a presença e estado dos equipamentos obrigatórios, principalmente pneu estepe, macaco, triângulo e chave de roda, além dos limpadores de para-brisa e luzes do veículo. Usar o cinto de segurança. O cinto salva vidas, desde que todos os ocupantes do veículo estejam utilizando corretamente. Ficar atento ao uso correto da cadeirinha, no caso de transporte de crianças.

Observar as placas que indicam os limites de velocidade e as condições de ultrapassagem. Elas não foram colocadas naquele ponto da rodovia sem motivo. Nos trechos em obras, o motorista deve reduzir a velocidade e obedecer a sinalização local. Os condutores também devem redobrar a atenção em cruzamentos e áreas urbanas e jamais desviar a atenção do trânsito.

Se não possuir CNH ou estiver com o documento suspenso ou ainda se fez uso de bebida alcoólica, não dirija. Nestes casos, pense em utilizar transportes alternativos como os carros de aplicativos, táxis e ônibus. Essas pequenas condutas podem salvar vidas e evitar transtorno à viagem.

Telefone de Emergência

A PRF disponibiliza a toda a população um telefone de emergência: 191. Se o usuário da rodovia ou quem esteja nas proximidades se depara com uma situação de insegurança de trânsito, violência, criminalidade, vulnerabilidade, incêndio ou qualquer circunstância que necessite de atendimento pela PRF, basta ligar para o telefone 191 e informar a instituição.