X Semana do Bebê começa nesta segunda (22) em Palmeira dos Índios
Evento tem o objetivo de reforçar a importância de ações, projetos e programas voltados para a Primeira Infância
Na manhã desta segunda-feira (22), Palmeira dos Índios deu início a X Semana do Bebê, uma parceria entre as secretarias municipais de Educação, Assistência Social, e Saúde (SMS).
A Semana do Bebê tem o objetivo de reforçar a importância de ações, projetos e programas voltados para a primeira infância, faixa etária que vai do nascimento até os 6 anos. Este ano, o tema trabalhado será “O Desenvolvimento Emocional na Primeira Infância”.
Para o prefeito Julio Cesar, muitas das ações da Semana do Bebê já acontecem várias vezes no dia a dia do município. “Intensificamos o trabalho em prol da criança essa semana, mas elas já acontecem lá no posto de saúde, nas creches, na secretaria de assistência com a segurança alimentar e temos orgulho disso. Agora, vamos focar nas ações da Primeira Infância e garantir que todas as crianças de Palmeira tenham direito a todas as políticas publicas”, diz.
“Trabalhamos durante 4 anos em nossa primeira gestão e fomos reconhecidos com o certificado do Selo Unicef. Agora, iniciamos uma nova batalha para que no final de 2024, o Unicef reconheça Palmeira dos Índios como um município amigo da criança”, finaliza o prefeito.
Confira a programação da X Semana do Bebê, em Palmeira:
22/11 – Segunda
ABERTURA
Local: Ginásio da Escola Municipal Deputado José Sampaio (bairro Vila João XXIII)
8:30h: Apresentação do grupo Xaxado, do Centro de Educação Infantil Delfim da Mota Brandão
9h: Palestra com a enfermeira Fernanda. Tema: O Desafio da Primeira Infância em Tempos de Pandemia.
9h40: Palestra com a psicóloga Ana Clara. Tema: Relações Familiares na Primeira Infância.
10:20h: Coffe Break
11h: Contação de história com a professora Germânia Wênia. Tema: Emoções.
Local: Clube Campestre (Palmeira de Fora)
14h: Circuito Brincar: Atividades voltadas às famílias do Programa Criança Feliz. Palestra sobre Segurança Alimentar e Nutricional na Primeira Infância. Público: Programa Criança Feliz, da Secretaria Municipal de Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social.
Local: Maternidade Santa Olímpia
16h: Entrega da chave da cidade ao primeiro bebê que nascer neste dia, na Maternidade, denominado “Bebê Prefeito”.
Critérios para a eleição do Bebê Prefeito: parto normal, deve ter no mínimo 6 consultas de pré-natal e ser de Palmeira dos Índios.
23/11 – Terça
Local: Centro de Educação Infantil Delfim da Mota Branco
8:30h: A importância da primeira infância. Palestrante: psicóloga Ana Luiza Canuto. Público alvo: pais ou responsáveis dos alunos.
Local: Rotary Club
8h30: Roda de Conversa com a Enfermagem em margem ao Pré-Natal, sobre as vivências e experiências na Unidade Maternal no Parto e Pós Parto. Palestrante: enfermeira Jaqueline Oliveira.
9h30: Roda de Conversa com a psicóloga Edileide. Tema: Sobre Vivências e Experiências na Saúde Emocional da Primeira Infância em Tempos de Pandemia.
Local: Casa Viva
14h: Roda de conversa ministrada pelo enfermeiro Rodrigo Amorim, sobre Direitos Sexuais e reprodutivos, com ênfase na prevenção das IST´s e gravidez na adolescência.
Público: adolescentes e jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/CRAS da Secretaria Municipal de Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social e Cáritas Diocesana.
24/11 – Quarta
Local: Centro de Educação Infantil Benedito José Soares
8:30h: Palestra: Os desafios da primeira infância em tempos de pandemia. Palestrante: enfermeira Zoé Duarte Feitosa. Público-alvo: pais ou responsáveis dos alunos.
Local: Ginásio da Escola Deputado José Sampaio
9:30h: Roda de conversa com a psicóloga Edileide. Tema: Sobre Vivências e Experiências na Saúde Emocional da Primeira Infância em Tempos de Pandemia. Público-alvo: profissionais da Educação Infantil.
25/11 – Quinta
Local: Centro de Educação Infantil Leobino da Mota
8:30h: Palestra: Os cuidados com as relações emocionais para o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. Palestrante: enfermeira Layana Tomé. Público-alvo: pais ou responsáveis dos alunos.
Local: Centro de Educação Infantil Maria do Carmo Caparica
8:30h: Palestra: O desafio da primeira infância em tempos de pandemia. Palestrante: enfermeira Amanda. Público-alvo: pais ou responsáveis dos alunos.
Local: Centro de Educação Infantil Irene Cavalcante Farias
8:30h: Palestra: Os cuidados com as relações emocionais para o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. Palestrante: enfermeira Renata Soares. Público-alvo: pais ou responsáveis dos alunos.
Local: Centro de Educação Infantil da Fazenda Canto
8:30h: Palestra: A importância dos desafios do aleitamento materno. Palestrante: Drº Duda. Público-alvo: pais ou responsáveis dos alunos.
Local: Rotary Club
9h30: Roda de conversa com a psicóloga Edileide. Tema: Sobre Vivências e Experiências na Saúde Emocional da Primeira Infância em Tempos de Pandemia. Público-alvo: profissionais da Assistência Social.
26/11 – Sexta
Local: Centro de Educação Infantil Jane Sampaio
8:30h: Palestra: A importância da alimentação para uma vida saudável. Palestrante: enfermeira Ana Paula da Silva Pinto. Público-alvo: pais ou responsáveis dos alunos.
ENCERRAMENTO
Local: Praça da Independência, às 15h
Passeio das crianças com triciclos, cavalinhos de pau em torno da Praça;
Apresentação da Orquestra Graciliano Ramos;
Momento espiritual em agradecimento à vida, ministrado pela psicopedagoga e diretora da Creche Jane Sampaio e Fernanda Passos, com a presença das crianças dos Centros de Educação Infantil (CEI’s), profissionais da Assistência Social, Saúde e Educação.
Palestra com a odontopediatra Ludmila. Tema: escovação e cuidados para ter dentes fortes.
Apresentação da Companhia Sonho de Criança.
Últimas notícias
Polícia Militar prende dois suspeitos por tráfico de drogas em Joaquim Gomes
Paciente psiquiátrico é encontrado em área de mata no município de Pilar
Prefeitura de Arapiraca altera horário da coleta de lixo na véspera de Natal
Alagoas Sem Fome e SEDH fazem doações de alimentos a povos de Matriz Africana
Caio Bebeto propõe lei para acabar com cobrança indevida "de ar" na conta de água em Maceió
Rateio histórico valoriza profissionais da educação em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
