Saúde

Condições precárias: posto de saúde em Palmeira sofre com infiltração, falta de iluminação e curativos

Unidade de Saúde fica localizada no bairro São Cristovão

Por Henrique Interaminense 24/11/2021 12h12 - Atualizado em 24/11/2021 15h03
Condições precárias: posto de saúde em Palmeira sofre com infiltração, falta de iluminação e curativos
Infiltração deixou as salas cheias de água nesta terça-feira (23) - Foto: 7segundos

O posto de saúde do bairro São Cristovão, localizado na Rua Getúlio Vargas em Palmeira dos Índios está funcionando com muitos problemas. O transtorno mais recente é um problema numa caixa d’água que está causando infiltração e molhando as salas.

Nos vídeos abaixo enviado ontem de forma anônima para o 7 segundos é possível ver a parede com muita infiltração e água no chão da sala.

Uma funcionária que não quer se identificar diz que o posto está abandonado. "Total abandono! o posto atende a comunidade, e a noite atende como mini pronto socorro, isso já é recorrente, mas hoje flagrei essa situação caótica! E o atendimento seguindo normal com vacinação de crianças, atendimento na farmácia e os funcionários dando seu expediente normal."

Segundo funcionários, o problema da infiltração acontece por causa de um problema na bomba que fica na caixa d’água que fica na laje da unidade de saúde.

Nas fotos abaixo é possível perceber as paredes de várias salas manchadas por causa da infiltração.



Outro problema é falta de iluminação nas salas. Grande parte das lâmpadas estão queimadas e não são trocadas há um tempo. No entanto, a infiltração pode estar prejudicando o sistema elétrico que ocasiona a queima das lâmpadas. Outro relato de funcionários é a falta de insumos como curativos e fraldas. Além de não estar sendo disponibilizado equipamentos de proteção individual (EPI’s). “Estamos trabalhando sem álcool em gel e máscaras, faz tempo que disponibilizaram. Enquanto aos curativos e fraldas também estão em falta e nós já pedimos.” Disse uma funcionária que não quis se identificar.

O atendimento com o dentista também está prejudicado, problemas com aparelhos necessários para atender os pacientes são frequentes. 

O 7 segundos entrou em contato com a assessoria da secretaria de saúde do município e foi enviada a seguinte nota: 

"Os funcionários deste posto não comunicaram o problema ao pessoal da manutenção. Mandamos a equipe no local para avaliar e programar os reparos assim que a secretaria foi avisada. E os reparos serão iniciados imediatamente."