Covid -19

Brasil decide fechar fronteiras para seis países do sul da África

Medida atinge África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Namíbia e Zimbábue

Por Diário do Poder 26/11/2021 21h09
Brasil decide fechar fronteiras para seis países do sul da África
Cidade de Gaborone, Botsuana, onde se originou a mais recente variante da Covid-19 - Foto: Reprodução

O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, anunciou em suas redes sociais que o Brasil vai fechar as fronteiras para seis países do sul da África, a partir de segunda-feira (29), variante Omicron, do coronavírus que apareceu na região: África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

O ministro publicou o seguinte post: “O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus.”

“Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país. Portaria será publicada amanhã [sábado, dia 27] e deverá vigorar a partir de segunda-feira [29]”, completou.

Desse modo, o Brasil segue outros países, como os Estados Unidos, Canadá, Turquia e Índia, que também fecharam fronteiras para os seis países do sul da África. A União Europeia também discute tomar a mesma decisão, mas países como Itália, Holanda, França e República Tcheca já baniram voos vindos da região.

A Organização Mundial da Saúde declarou a variante Omicron como uma “variante preocupante”. De acordo com o grupo consultivo, a cepa foi reportada pela África do Sul no última dia 24.

Em comunicado, o órgão destaca que a variante possui um grande número de mutações, “algumas das quais preocupantes”, e apresentou alta risco de reinfecção em comparação com outras variantes classificadas como preocupantes, segundo evidências preliminares.