Dezembro Vermelho: ação de prevenção ao HIV será realizada em bairro periférico de Palmeira dos Índios
Denominado de Dezembro Vermelho, o último mês do ano é dedicado à prevenção ao HIV, uma campanha de conscientização para o tratamento precoce da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis. A campanha foi instituída pela Lei nº 13.504/2017, que marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
Em Palmeira dos Índios, os pacientes infectados são assistidos pelo Centro de Testagem e Acolhimento (CTA). O CTA realiza testes de HIV, sífilis e hepatites B e C. O serviço atende toda a 8ª Região de Saúde. O CTA de Palmeira dos Índios é a única unidade do estado que, ao diagnosticar um paciente com HIV, já inicia o tratamento médico e farmacológico em até 8 dias. Além de pacientes adultos, o CTA assiste bebês nascidos infectados ou que tiveram contato com o vírus, o que mostra o pioneirismo do município no tratamento de pacientes soro positivos.
Durante todo o mês de dezembro haverá atividades voltadas para a prevenção ao HIV, como testagem e orientações. O Dia D do Dezembro Vermelho será no próximo dia 9, no bairro Alto do Cruzeiro. A enfermeira e gerente do CTA e Programa IST/Aids Myria Sá falou da ação. “Será um dia dedicado à prevenção a cuidados. Queremos captar o máximo de jovens na faixa dos 20 aos 30 anos para fazer o teste rápido e receber orientação quanto ao assunto. Teremos outros serviços também, mas por ser um bairro que vive uma realidade totalmente diferente dos demais aqui em Palmeira, vamos dar uma atenção especial. A prevenção e a informação são importantes para os jovens que estão iniciando sua vida sexual. Não só os jovens, mas todos que primam pela prevenção e autocuidado”, frisou Myria.
Últimas notícias
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
MPAL firma acordos para recuperar áreas degradadas da Caatinga em Traipu e garantir R$ 210 mil em indenizações
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
